Laser: O que é e para que serve
Laser
A palavra LASER é um acrônimo para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.
Aparelhos de laser
Os aparelhos de laser têm uma fonte de energia, emitem uma luz com determinado comprimento de onda e atingem um alvo que pode ser a melanina (manchas e pelos), a hemossiderina (vasos) ou a água (provocando calor e estimulando o colágeno). Esse mecanismo de ação é chamado de fototermólise seletiva e permite que o laser através do seu comprimento de onda e seu alvo específico faça tratamentos bem localizados e eficazes.
Por esse motivo temos diversos tipos de laser que podem tratar várias situações clínicas como: melasma, acne, rosácea, fotoenvelhecimento.
O laser que atinge a melanina da raiz do pelo é específico para depilação. Nesse sentido, quanto melhor o alvo, melhor o resultado do tratamento e por esse motivo quando o pelo é grosso e escuro ele é melhor eliminado do que aquele que é muito claro e fino.
Aparelhos de laser
Os aparelhos de laser são regulados por sua energia e também tempo de pulso, que tem que estar de acordo com o tempo de relaxamento térmico de cada estrutura. Portanto, os lasers para manchas e pelos têm como alvo a melanina.
Quando vamos tratar as manchas é importante que a pele não esteja bronzeada, pois caso contrário a pele será queimada, já que o pigmento está mais superficial.
O laser para tratamento do envelhecimento tem como alvo a água e sendo assim libera uma energia importante nas camadas de pele que têm água como derme e epiderme.
Os lasers podem ser ablativos e não ablativos conforme provoquem a renovação intensa da superfície cutânea. Sendo assim, o laser de CO2 é um laser ablativo, que faz colunas de coagulação na pele provocando descamação e remodelação do colágeno.
Laser Fotona
O laser Fotona é considerado um aparelho de tecnologia avançada pois tem dois comprimentos de onda ao mesmo tempo: Erbium Yag (2940) e NDYag (1064). Sendo assim, ele tem capacidade de tratar o envelhecimento cutâneo e também os vasos de face e de corpo.
Ele é um laser que faz também com ponteiras especiais o tratamento interno, deixando a parede vaginal mais hidratada e tonificada e melhorando também o intróito uretral e incontinência urinária leve.
Ponteiras
Podemos realizar o tratamento 4D, que consiste em usar quatro ponteiras com intenção de somar os resultados e otimizar o tratamento de envelhecimento.
Primeira ponteira
A primeira ponteira utiliza o Erbium Yag (SMOOTH), que faz uma renovação celular e efeito lifting.
Segunda ponteira
A segunda ponteira é NDYag ( FRAC 3) que emite energia nas camadas mais profundas, melhorando a parede dos vasos e também a flacidez dos ligamentos faciais.
Terceira ponteira
A terceira ponteira volta a ser o ErbiumYag (SMOOTH) usado dentro da boca na região do terço médio e inferior da face, melhorando a qualidade da região perioral tanto em reposicionamento das estruturas como melhora da qualidade de pele e rugas periorais.
Quarta ponteira
A quarta ponteira do tratamento 4D usa NDYag (PIANO), com comprimento de onda mais profundo, melhorando a flacidez cutânea. Dessa forma, o tratamento 4D é feito em uma a três sessões com intervalo de dois a três meses, dependendo da necessidade individual.
Tratamento
Como resultado, é um tratamento que provoca pouca dor e a recuperação é tranquila com algum edema e descamação por cerca de quatro a cinco dias. As atividades rotineiras de trabalho não precisam ser interrompidas.
O tratamento com Fotona com 4D é seguro e eficaz e ótima opção para peles maduras e envelhecidas.
Dra. Denise Steiner - Dermatologista - CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD