Você sabe o que é Drug Delivery?
O Congresso dos 5 Continentes realizado em Barcelona em Agosto último, realçou o uso do termo “drug delivery” que significa liberação de medicamentos.
No caso da dermatologia sabemos que os remédios podem entrar pela pele e nesse caso não agridem órgãos internos do organismo. Os medicamentos podem ser disponibilizados através da pele, tanto em forma de cremes, adesivos, como também com agulhas representados pela mesoterapia e microagulhamento.
Os medicamentos podem ser absorvidos pelo organismo na forma de comprimidos e injeções, tanto no músculo como na veia. Cada uma dessas vias tem sua biodisponibilidade e age de forma única e específica. Quando ingerimos um medicamento ele geralmente passa pelo fígado e rins e pode ser agressivo para esses órgãos. Sendo assim, a busca por usar medicamentos através da pele é bastante eficaz e segura pois evita a agressão aos órgãos internos.
Quando a pele está integra, sem machucados ou irritações, ela é bastante seletiva para a penetração de substâncias. No entanto, quando a pele sofre agressões, seja através de laser ou agulhas, ela fica mais receptiva a esses ativos.
Hoje, na dermatologia as técnicas de “drug delivery” são muito utilizadas para tratamento de doenças como a psoríase, queda de cabelo como calvície e para o envelhecimento com a intenção de melhorar rugas e flacidez e até cicatrizes atróficas e hipertróficas.
Para o tratamento tipo “drug delivery” podem ser usadas várias técnicas associadas ao laser ablativo, não ablativo, microagulhamento, peelings e mesoterapia. Neste caso, esses procedimentos são realizados antes da aplicação da droga deixando a pele mais receptiva para a entrada dos mesmos.
Outro procedimento excepcional para realizar a técnica de “drug delivery” é a microinfusão de medicamentos na pele MMP® que vem tendo sucesso no tratamento de várias alterações dermatológicas como: psoríase, leucodermia pontoada, eczemas, melasmas, cicatrizes e, também calvície.
Esse procedimento consiste em usar uma máquina simples que tem um motor vibratório e ponteiras com um sistema de agulhas onde podemos ajustar tanto o número como a profundidade das mesmas. A medicação ou mistura de medicações é aspirada por essa ponteira agulhada e na sequência é injetada na pele espalhando a droga de forma abrangente e homogênea. Além da disponibilização da droga, também as centenas de picadas promovem uma reação positiva na superfície cutânea. Dessa forma, MMP® é uma via de medicação, mas também é um tratamento semelhante ao microagulhamento por induzir a uma cicatrização com estímulo de colágeno novo. Esse procedimento tem mostrado eficácia e segurança para o tratamento de dermatoses diversas.
A Clínica Denise Steiner é uma das pioneiras nesse tipo de tratamento pois essa técnica foi desenvolvida no Serviço de Dermatologia na Universidade Mogi das Cruzes do qual a Doutora Denise Steiner é coordenadora sendo iniciada pelo médico Samir Arbache que é o mentor dessa técnica única e promissora.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD