Como tratar queda de cabelo

Publicado por link9 em
queda_cabelo

Como tratar queda de cabelo

Relatos bíblicos como a história de Sansão e Dalila já referiam a importância e força dos cabelos.

Sempre me chamou a atenção que as mulheres choram quando recebem o diagnóstico de calvície (queda de cabelo), o que não acontece com o diagnóstico de câncer de pele.

Isso demonstra que o cabelo tem grande importância para a auto estima, principalmente no sexo feminino. Ou seja, o cabelo é um anexo cutâneo localizado na pele que faz um ciclo constante durante a vida.

Quantidade de Fios

Temos cerca de 150.000 fios no couro cabeludo, sendo que 85% deles estão na fase de crescimento (anágena) e 15% na fase de transição (catágena) ou de repouso (telógena), quando estão prontos para cair.

Durante a vida os fios nascem, crescem e morrem completando cerca de 18 a 20 ciclos. Portanto, várias causas podem determinar queda de cabelo, como: hipotiroidismo, anemia, lúpus eritematoso, infecções, emagrecimento, estresse, pós parto, pós cirurgias e medicações.

Nesses casos é necessário identificar a causa e corrigi-la para que o cabelo pare de cair. Além dessas quedas de cabelo difusas também podemos ter alopecias específicas como alopecia areata, alopecia androgenética (calvície) e alopecia fibrosante frontal.

Calvície

A calvície é muito prevalente, atingindo cerca de 50% das mulheres e 80% dos homens e provoca o afinamento progressivo dos fios.

A alopecia areata é uma doença auto imune onde o cabelo cai mas tem possibilidade de retornar, pois não forma cicatriz.

Já na alopecia fibrosante frontal vai havendo fibrose na pele, evoluindo para um problema irreversível.

Cada tipo de queda de cabelo tem seu tratamento com remédios e procedimentos específicos.

Tratamento queda cabelo

Um tratamento muito promissor que pode ser usado para vários tipos diferentes de queda de cabelo é o MMP® que significa micro infusão de medicamento na pele. Sendo assim, esse tratamento é feito com uma máquina similar àquelas que são utilizadas para fazer tatuagens.

Essa máquina, que é um motor vibratório, quando ligada aspira com sua ponteira de agulhas a medicação que queremos utilizar. Na sequencia a medicação é introduzida no couro cabeludo por essas agulhas. A aplicação é feita de forma suave e com introdução superficial.

Sendo assim, esse tratamento tem dois mecanismos de ação:

1.A ação através do uso da medicação específica para a queda de cabelo.

2.A ação da picada na pele que favorece a liberação de fatores de crescimento naturais que ajudam no crescimento e qualidade dos fios.

O tratamento com MMP® é eficaz para calvície onde as medicações utilizadas são finasterida, dutasterida, Minoxidil, vitaminas e fatores de crescimento.

São preconizadas de 5 a 10 sessões quinzenais. O tratamento é dolorido porém rápido, sem riscos e com pós operatório sem dor ou restrições ao trabalho.

Lembrar que qualquer queda de cabelo deve ser tratado precocemente antes que haja perda definitiva do fio.

 

Dra. Denise Steiner - Dermatologista - CRM: 36.505 - RQE 6185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &