Seu rosto e o contorno facial
O padrão estético atual determina que o formato e contorno facial sejam bem definidos, pois, a indefinição vai deixando o rosto cada vez mais envelhecido. Quando jovens as mulheres tem um rosto triangular cujo o maior lado está entre as bochechas e conforme envelhecem o lado maior fica na região mandibular tornando o rosto quadrado e pesado.
Isso ocorre porque com o passar do tempo os ligamentos anatômicos da face vão afrouxando e caindo e ao mesmo tempo a gordura vai acumulando na região inferior.
Temos, portanto, excesso de flacidez e gordura acumuladas na mandíbula próxima ao queixo. O rosto passa a não apresentar delimitação em relação ao pescoço tornando-se uma só região. Os ossos também perdem massa e são reabsorvidas deixando a região malar menos projetada e indefinida.
Lembrar também que o padrão de beleza do rosto feminino é aquele anguloso e triangular enquanto o rosto masculino é aquele quadrado com definição e valorização do ângulo da mandíbula.
Podemos melhorar e otimizar o contorno facial utilizando algumas técnicas com:
- Preenchedores: harmonização, volumização, sustentação e definição
- Esvaziadores cutâneos: eliminação do excesso de gordura
- Toxina botulínica: diminuição da projeção do masseter, alongando a face.
É necessário conhecimento profundo da anatomia facial, e também uma leitura inteligente do rosto de cada indivíduo. Isso porque, o contorno não é a única questão importante, mas também as proporções faciais e detalhes como nariz, boca, formato dos olhos entre outros.
As substâncias utilizadas para harmonização e volumização facial são os preenchedores e os estimuladores de colágeno.
Com preenchedores as principais substâncias utilizadas são:
- Ácido hialurônico;
- Hidroxiapatita de cálcio;
- Policaprolactona
Já como estimuladores de colágeno usamos também a:
- Hidroxiapatita de cálcio;
- Ácido polilático.
Já no caso dos esvaziadores utilizamos o:
- Corticoide de depósitos como triancinolona;
- Liporedutores como o desoxicolato.
Os esvaziadores tem a função de agredir as células gordurosas e eliminá-los aos poucos daquela região.
O uso da toxina botulínica no músculo masseter também pode contribuir para o embelezamento facial e ajudando a melhorar o contorno do mesmo. O uso da toxina botulínica no músculo masseter também melhora o bruxismo e alivia sintomas de dor e desgaste dentário.
Os estimuladores de colágeno como hidroxiapatita de cálcio e ácido polilático também tonificam e melhoram a qualidade da pele.
O procedimento de harmonização com os preenchedores, estimuladores e esvaziadores é feito em 1 sessão e eventualmente em 2 ou 3 quando a correção é mais complexa.
É um procedimento feito com anestesia local, deve ser realizado por médicos em ambiente adequado com medidas higiênicas de prevenção.
Como complicação pode haver dor, avermelhamento, edema, hematomas e a longo prazo reações alérgicas em pessoas sensíveis.
Essa deve ser uma preocupação preliminar e o procedimento não deve ser executado em atópicos em crise e em pessoa com doenças autoimunes. A duração do resultado é variável entre 1 a 2 anos.
Esses procedimentos devem ser feitos por médicos especializados com conhecimento científico, bom senso e responsabilidade.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD