Preenchimento e toxina para modulação muscular
Todo dermatologista especializado em preenchimento gosta de entregar o melhor resultado com o melhor custo benefício para o seu paciente. Portanto, converse muito com o seu médico para ponderar sobre suas queixas, suas necessidades e também (por que não?) seus sonhos.
A modulação dos músculos, assim como a qualidade da pele, a estrutura óssea, posição dos ligamentos definem a expressão final de uma face. Não queremos envelhecer, mas é inevitável, então é importante que o envelhecimento seja harmônico com uma expressão facial alegre, descansada e acolhedora. Sim, o mais importante não é sua verdadeira idade, mas sim, como sua expressão se comunica com as outras pessoas.
Quando falamos em preenchimento não estamos mais falando de um procedimento específico onde colocamos um produto num sulco ou mesmo numa ruga, mas sim de harmonização facial com reposicionamento de todas as estruturas. A modulação muscular usa tanto a toxina botulínica como os preenchedores para equilibrar e embelezar a expressão facial.
A toxina botulínica trata as rugas de expressão, pois neutraliza o efeito da acetilcolina, que é um neuro modulador e desta forma relaxa a musculatura em questão.
Sendo assim, a toxina botulínica melhora as rugas da fronte, a expressão zangada da glabela e também os famosos pés de galinha da região dos olhos. A toxina também pode ser usada no musculo masseter provocando afinamento e alongamento do rosto. Por último, quando usada no músculo abaixador do canto da boca e no músculo platisma ela também melhora o contorno facial.
Porém como nossa expressão é coordenada e multifuncional, temos que pensar na musculatura como um todo, interagindo com os outros músculos com os ossos e com a pele para termos um resultado melhor e mais duradouro.
Os músculos são fundamentais para nossa expressão e trabalham num sistema de sinergia e antagonismo pré-determinados. Dessa forma, a toxina botulínica não irá resolver todos os problemas e muito menos torná-la jovem de um dia para o outro. O uso dos preenchedores em pontos estratégicos também vai ajudar no levantamento da expressão facial e conforme sejam colocados abaixo ou acima da musculatura valorizam ou neutralizam a ação desse músculo em questão.
Para levantar o rosto, o preenchimento é usado abaixo do músculo na região malar. Sendo assim, ocorre a valorização deste local quando houver a movimentação muscular. Já na região do queixo, que começa a desabar devido à força muscular, colocaremos o preenchimento acima do mesmo para neutralizar a sua queda. Desta forma, estamos modulando a ação muscular e melhorando a expressão facial de cada rosto.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD