Plasma Rico em Plaquetas – PRP
Vamos explicar de forma simples e objetiva o que significa esse nome. Trata-se de um tipo de procedimento ou tratamento que utiliza a parte clara do sangue que é chamada de plasma para realizar tratamentos variados em muitas áreas da medicina como ortopedia, oftalmologia, ginecologia e dermatologia.
Para realizar esse procedimento o sangue é colhido, centrifugado num aparelho com especificação de velocidade, número de rotações e tempo em minutos. Esta centrifugação serve para separar a parte vermelha e amarela do sangue.
A parte vermelha contém as hemácias responsáveis por oxigenar o sangue. Elas são as células que dão vida e nutrição ao organismo. A outra parte é a parte amarela transparente chamada plasma. Essa parte contém as plaquetas que são células responsáveis pela hemostasia cutânea quando ocorrem traumas e feridas na pele. As plaquetas além de promoverem a hemostasia também liberam diversos fatores de crescimento que são estimuladores e ajudam na cicatrização.
Após a coleta e centrifugação do sangue, a parte do plasma rica em plaquetas é aspirado com uma seringa e aplicada no local que queremos tratar ou estimular.
O tratamento com PRP tem como principal objetivo ajudar no processo de cicatrização e também de liberar fatores de crescimento que podem estimular tanto o folículo piloso que está em processo de afinamento como também estimular a formação de colágeno na pele envelhecida.
Por isso o tratamento de Plasma Rico em Plaquetas pode ser indicado para várias doenças dermatológicas como calvície, estrias, feridas cutâneas e pele fotoenvelhecida.
A equipe da Dra. Denise Steiner realizou um protocolo científico utilizando o tratamento de PRP em homens calvos. Foram selecionados 20 homens com o diagnóstico de alopécia androgenética ou calvície. Estes homens precisavam ser saudáveis e não poderiam estar usando nenhuma medicação para queda de cabelo. O sangue desses pacientes foi colhido, separado o plasma da parte vermelha e a fração mais rica em plaquetas foi aspirada e aplicada com agulhas no couro cabeludo afetado pela calvície. Foram realizadas 3 sessões - 1 vez ao mês e os resultados foram avaliados por fotografias e em programa de avaliação capilar chamado “Trichoscan”. Os resultados foram positivos com melhora da densidade dos fios.
A Clínica Denise Steiner, coordenada pela Dra. Denise Steiner, formada pela USP e com doutorado pela Unicamp, vem acumulando conhecimento e experiência neste procedimento através de protocolos científicos.
O tratamento da flacidez, rugas e fotoenvelhecimento da pele também pode ser feito com PRP, pois a liberação de fatores de crescimento estimula a formação de colágeno e a hidratação e qualidade da pele.
Venha fazer a avaliação.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD