Flacidez no pescoço, como abordar?
É curioso que existe um livro chamado: “Eu odeio meu pescoço” e certamente esse é o sentimento da maioria das mulheres, principalmente após os 50 anos quando se trata de seu próprio pescoço.
O pescoço é colocado em segundo plano em relação ao rosto e quando vamos olhar com atenção ele já está flácido, enrugado, vermelho e manchado.
É fácil notar que essa região tem pouca sustentação, está sempre exposta ao sol e poluição e mais do que isso, tem linhas horizontais muito marcantes.
Como podemos tratar o pescoço para evitar seu envelhecimento precoce? O início de tudo, embora pareça lugar comum, é ter uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Evitar alimentos inflamatórios com como os carboidratos e gorduras trans em excesso. Priorizar alimentos antioxidantes como verduras verdes e frutas vermelhas e preservar o equilíbrio, não esquecendo da ingestão de proteínas. Neste sentido é possível associar a ingestão de colágeno hidrolisado em especial quando houver estímulo adicional através de tratamentos específicos.
Em seguida a avaliação é personalizada: quando o pescoço está manchado podemos usar peelings químicos. Se o pescoço estiver muito avermelhado são indicados lasers que amenizam esse eritema excessivo. Quando o pescoço está muito flácido, pode ser tratado com ultrassom microfocado que emite uma energia alta e que chega a níveis profundos da pele contraindo a fáscia muscular. O calor liberado por essa energia estimula a formação de colágeno tonificando a pele. As rugas horizontais muito marcadas e definidas são tratadas com preenchimento de ácido hialurônico.
No pescoço usamos frequentemente a técnica de bioestimulação onde diluímos substâncias como o ácido polilático ou a hidroxiapatita de cálcio e injetamos de forma equilibrada e homogênea na pele como um todo. Há nesse caso um forte estímulo à produção de mais colágeno.
Também podemos utilizar lasers polivalentes como o Fotona para tratar o pescoço com a técnica 4D, que renova 1, tonifica 2, melhora 3 o avermelhamento e ameniza 4 as rugas.
Em geral são necessárias 3 sessões para um bom resultado.
Prevenir e tratar é uma boa forma de não vir a odiar o seu pescoço.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD