Eu odeio meu pescoço. Posso melhorar?
O pescoço é uma área do corpo que fica esquecida e quando, de repente, olhamos para ele notamos linhas marcadas, flacidez e até uma papada evidente e constrangedora. Para prevenir o envelhecimento dessa região devemos limpar, hidratar e usar proteção solar todos os dias.
O pescoço, assim como o rosto, está permanentemente exposto à radiação solar e à poluição ambiental. Além disso, ele não tem sustentação e o tipo de inserção do músculo platisma aumenta a flacidez. A gordura pode acumular nessa região, favorecendo a perda do contorno facial.
Algumas pessoas que têm um pescoço mais comprido também acumulam linhas horizontais muito marcadas que parecem rugas profundas.
O tratamento do pescoço deve iniciar o mais cedo possível combinando vários tipos de tratamento para o melhor resultado final.
São utilizados vários procedimentos para o tratamento do pescoço:
- Laser ablativo
- Ultrassom microfocado
- Laser para estimulo o colágeno
- Bioestimulação
- Fios de sustentação
Laser Ablativo
Laser ablativo é aquele que descama e troca a pele. É indicado quando existem manchas e alterações da textura e superfície cutânea. Esse tipo de laser pode ser o CO2 ou Erbium Yag e a recuperação ocorre em cerca de 10 dias. O sol deve ser rigorosamente evitado durante cerca de 1 mês.
Ultrassom microfocado
O ultrassom microfocado emite uma energia muito concentrada e profunda que atinge a fascia muscular provocando retração e efeito lifting. Esse aparelho é indicado para a época do verão, pois não causa descamação ou troca de pele. O tratamento é dolorido, mas a recuperação é instantânea. É feito uma vez a o ano e melhora a flacidez de maneira significativa.
Laser
Laser Fotona, combinando comprimentos de onda Erbium Yag e ND Yag, consegue renovar a pele e estimular a formação de colágeno devido ao calor que emite na profundidade da pele. Neste caso são indicadas três sessões mensais e a recuperação ocorre em cerca de três a quatro dias com avermelhamento e descamação discretas.
Bioestimulação
Dando sequencia ao tratamento do pescoço envelhecido e flácido, podemos indicar a bioestimulação com ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio. Neste caso escolhemos o uso do ácido polilático para as regiões laterais e a hidroxiapatita para a região central. As substâncias são diluídas e aplicadas na pele na região logo abaixo da derme com agulhas ou cânulas. O segredo é o plano de aplicação e a quantidade depositada por centímetro quadrado. São indicadas de duas a três sessões mensais. Pode haver hematomas que desaparecem em sete a dez dias. As substâncias são biocompatíveis e estimulam a formação de colágeno.
Por fim podemos precisar de fios de sustentação, quando a flacidez é muito significativa. Em outro blog iremos falar sobre esses fios.
A limpeza suave, a hidratação com cremes especiais e a fotoproteção devem ser diárias e contínuas. A ingestão de colágeno hidrolisado será uma ajuda para otimizar a formação de colágeno.
O tratamento do pescoço é imprescindível para fazer uma unidade harmoniosa com um rosto bonito equilibrado e saudável.
Comece a amar o seu pescoço.
Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista
- Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD
- Doutora em Dermatologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
- Especialista em Hansenologia
- Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP
- Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD