Envelhecimento não é doença
Envelhecimento
Envelhecer é um processo natural que começa no dia em que nascemos, e continua progressivamente pela vida afora. Ele é inexorável mas pode ser gerenciado através de medidas de prevenção.
A genética de cada um é fundamental na forma de envelhecer e por essa razão é importante conhecer as predisposições e susceptibilidades dos seus familiares de primeiro grau.
Também é necessário cuidar da saúde fazendo exames de controle para avaliar tendência a diabete, colesterol alto, gota, hipotireoidismo entre outros.
O processo de envelhecimento é afetado pela radiação solar, poluição, qualidade da alimentação, quantidade de exercícios físicos, qualidade do sono, estresse, doenças, medicação entre outros.
A pele, por ser o maior órgão do corpo humano e fazer interface com o meio externo, é muito afetada pelas agressões externas e também responde aos estímulos hormonais e metabólicos internos, assim como estresse e qualidade de vida.
Podemos classificar o envelhecimento em tridimensional pois ocorre degradação do osso, gordura, músculos e ligamentos (3ª dimensão). Ocorre também perda de colágeno e elastina da derme (2ª dimensão) e da superfície cutânea, afetando epiderme e camada córnea (1ª dimensão).
Além disso é bem curioso que a pele é o único órgão que tem dois envelhecimentos, o intrínseco, que é determinado principalmente por genética e fatores internos e o extrínseco, que é o fotoenvelhecimento causado principalmente pela radiação solar. Portanto, o tratamento para prevenção do envelhecimento passa pelos cuidados diários com limpeza, hidratação e fotoproteção e também pelo uso de cosmecêuticos que contenham ácidos, vitaminas antioxidantes e mimetizadores dos neuro-hormônios.
Procedimentos
Além disso, procedimentos variados que possam ser indicados conforme a idade podem contribuir para prevenir o envelhecimento exagerado e manter a pele saudável e natural.
Esses procedimentos são: peelings, microagulhamento, lasers, ultrassom microfocado, harmonização facial, toxina botulínica entre outros.
Ao longo do tempo vamos discorrer detalhadamente sobre cada um deles.
Dra. Denise Steiner - Dermatologista - CRM: 36.505 - RQE 6185
- Médica Dermatologista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP
- Residência no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP (1980-1982)
- Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD