Envelhecimento facial
Envelhecimento facial e seus tratamentos
CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO COMPLETO.
As principais alterações do envelhecimento facial, motivo de queixas e o incômodo para as mulheres, são a flacidez, a perda do volume e a perda do contorno facial.
Hoje, com o uso dos preenchedores, dos bioestimuladores e de algumas tecnologias, é possível reverter e prevenir todas essas alterações causadas pelo envelhecimento.
Manchas escuras na pele podem ser sinal de melasma. Clique aqui e saiba como tratar o problema.
Processo de envelhecimento
O envelhecimento é um conjunto de alterações que ocorrem ao longo da vida e trazem a perda de volume e a flacidez.
Isso ocorre progressivamente com a face.
Inicialmente nós temos uma reabsorção óssea, então o osso que faz a sustentação da pele é reabsorvido e isso faz com que a gente tenha essa perda de volume.
Além disso, a partir dos 30, 35 anos as mulheres começam a diminuir a produção de colágeno.
Então além de ocorrer a degradação natural por fatores ambientais como a exposição ao sol, dieta não saudável, a um sistema imune que também não é bom, ao tabagismo e inúmeras situações, a produção de colágeno deixa de ocorrer de forma adequada.
A gente tem também uma atrofia do músculo, o que faz com que essa pele fique mais sem volume.
Há uma redistribuição dos coxins de gordura e a pele da mulher jovem, que tem um formato triangular, é invertida e passa ficar mais quadrada, com aspecto derretido.
Procedimentos
Quais são os procedimentos que podem ajudar a melhorar todas essas alterações do envelhecimento?
Os preenchedores são muito interessantes. Eles são usados para repor esse volume que foi perdido ao longo do tempo.
Eles são colocados em pontos estratégicos para sustentação da face.
Geralmente utiliza-se grande quantidade para que você tem essa reposição do volume adequado.
Além disso é possível utilizar os bioestimuladores, que são substâncias injetáveis.
Hoje no mercado existem dois principais, o ácido polilático, conhecido como Sculptra, e a hidroxiapatita de cálcio que é o Radiesse.
Eles são aplicados na pele, também em áreas especiais, principalmente na região posterior, para sustentação e estimular o colágeno, que dá a sustentação e a tonicidade da pele.
Ao longo do processo ele cria uma resposta inflamatória que faz com que haja um estímulo natural do nosso colágeno.
Tecnologias
Podemos lançar mão também das tecnologias.
O laser de CO2 e o erbium são lasers que têm uma ação profunda e um estímulo profundo do colágeno e vão fazer com que a pele fique mais tonificada e mais retraída.
Esses aparelhos também conseguem melhorar a superfície da pele e tratar algumas rugas superficiais.
Existe também o ultrassom microfocado, conhecido como Ulthera ou Ultraformer, dependente da tecnologia que tem no consultório.
Ele promove um aquecimento na camada profunda da pele, quase chegando na fáscia muscular e causa pontos de coagulação que vão fazer a retração da pele e também estímulo do colágeno.
Ainda temos a utilização da radiofrequência que faz esse aquecimento e deve ser realizada periodicamente, com sessões semanais.
Esse tratamento vai reverter e melhorar o processo de envelhecimento facial.
Associação de tratamentos e prevenção
É importante entender que esse conjunto de medidas e de procedimentos associados vão levar à melhora dos danos causados pelo envelhecimento, mas que também atuam na prevenção desses danos.
No consultório eu oriento as minhas pacientes que ainda são jovens e que começam a sentir esse início da flacidez para que façam o tratamento preventivo, principalmente com os bioestimuladores.
Para as mulheres que estão incomodadas com a perda do volume e com a flacidez intensa, eu oriento todas essas situações e procedimentos.
Eles podem ser realizados para melhorar a flacidez e fazê-las se sentirem muito melhores.