Entrevista sobre marcas de nascença com a Dermatologista Dra. Tatiana Steiner

Publicado por link9 em

O que são as marcas de nascença?

As marcas de nascença são lesões presentes ao nascimento ou percebidas logo nos primeiros dias de vida. Algumas podem ir desaparecendo com o tempo ou permanecer pela vida toda. Podem aparecer como lesões vasculares ou pigmentares.

Quais são as causas? Depende da origem: vascular ou pigmentar.

As Manchas Pigmentares, normalmente marrom, cinza, azulada ou preta, são resultado do desenvolvimento anormal de células da pigmentação.

Os Nevos Melanocíticos Congênitos são lesões pigmentares (conhecidas popularmente como pintas), que estão presentes desde o nascimento e representam um tumor das células pigmentares – os melanócitos.

Manchas Café com Leite: lesões pigmentares grandes, redondas, planas ou ovais com pigmentação castanho clara encontrada em até 33% das crianças. Frequentemente presentes ao nascimento ou logo depois. Podem ocorrer em qualquer lugar do corpo. Raramente podem indicar ser sinal de uma síndrome chamada neurofibromatose ou outros transtornos sistêmicos.

Lesões Vasculares:

O Hemangioma é uma lesão vascular - tumor benigno com excesso de vasos sanguíneos, que ocorre em 1-2% dos recém-nascidos. Pode ser superficial, profundo ou misto. Têm uma evolução natural: período de crescimento (fase proliferativa), período de estabilidade e um período de regressão espontânea. Em média, 50% desaparecem aos 5 anos e 90% desaparecem antes dos 9 anos.

Mancha Salmão é a lesão vascular mais comum do lactente. Ocorre em 30 a 40% dos recém-nascidos e aparece como lesão macular plana, rosa escura, nas regiões da nuca e couro cabeludo, glabela, fronte, pálpebras superiores e ocasionalmente nariz e lábios. 95% clareiam no primeiro ou segundo ano de vida. É o tipo popularmente chamado “bico da cegonha ou beijo do anjo”, dependendo da localização.

Mancha em Vinho do Porto é uma malformação vascular congênita que pode ocorrer isolada ou associada a diversas síndromes. Apresenta-se como lesão rósea a vermelho-escura. Podem se tornar espessas ao longo dos anos e elevadas mais tarde na vida. Geralmente unilaterais, comprometendo a face.

Por que as marcas de nascença ocorrem?

O fato de nascer com uma mancha não significa não ter matado aquela vontade de comer alguma coisa bizarra durante a gravidez. Portanto, não há nada que uma mãe possa fazer durante a gravidez para causar, evitar ou prever o aparecimento de uma marca de nascença.

Mas é importante saber que todas as marcas de nascença devem ser avaliadas em consulta pelo médico dermatologista para o correto diagnóstico e análise da necessidade de tratamento (ou não).

Quando tratar?

A decisão de tratar uma marca de nascença deve ser tomada pelos pais, em conjunto com o médico dermatologista, que é o profissional que pode avaliar o tipo de marca e se ela apresenta ou não riscos potenciais à saúde da criança no futuro.

As marcas de nascença devem ser avaliadas preferencialmente na infância. A maioria delas não representa risco para as crianças, mas algumas podem crescer e causar complicações, especialmente as que nascem ao redor dos olhos, lábios e nariz.

Algumas marcas de nascença faciais podem deixar cicatrizes ou causar flacidez na pele, após o seu desaparecimento. Por isso é importante que os pais levem o bebê ao dermatologista, logo que ele desenvolveu a marca de nascença, para que seja avaliado e determinado se o tratamento é necessário.

Outras podem estar associadas a alguma síndrome complexa com comprometimento sistêmico.

Como tratar?

No tratamento estão envolvidos diversos fatores: tipo de marca, tamanho e localização das lesões, idade, fase de crescimento, achados associados, e o potencial percebido de sofrimento psicossocial para os pais e o paciente.

As principais opções de tratamento incluem o uso de laser ou remoção cirúrgica.

Nos hemangiomas, o tratamento pode ser precoce, ainda nas primeiras semanas ou meses de vida, com segurança de se interromper a progressão, reduzindo o risco de sequelas definitivas. Há lasers que emitem luz amarela que danifica os vasos sanguíneos, sem prejudicar a pele ao redor.

Manchas vinho do porto podem até melhorar com o tempo, mas nunca desaparecer completamente. O tratamento com laser é uma das técnicas mais eficazes para a melhora do quadro. Embora possa ser usado em adultos e crianças, o tratamento funciona melhor em crianças mais jovens, quando a mancha é nova e plana.

Manchas café au lait (café com leite) – Existem vários lasers que podem ser úteis para tratar o incômodo estético facial.

Todas as lesões vasculares associadas às síndromes devem ter um tratamento multidisciplinar, geralmente com acompanhamento dermatológico, neurológico, oftalmológico e pediatra dando orientação e apoio. Outros especialistas podem ser necessários, como os cirurgiões plásticos.

Onde encontrar tratamento a laser?

A Clínica Denise Steiner possui equipe especializada e várias tecnologias para tratar as marcas de nascença, como o Laser Vascular ND:Yag, Spectra Laser, Luz Intensa Pulsada.

Dra. Tatiana Steiner - Dermatologista

CRM 109788 / RQE 24723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &