Como tratar a área dos olhos

Publicado por link9 em
Como tratar a área dos olhos

Você já ouviu essas frases?

O olhar reflete a alma,

Seus olhos falam

Há um brilho no seu olhar

Seus olhos já estão perdidos

Alguns riem com os olhos

Quero olhar olho no olho.

Importância dos olhos

Essas e muitas outras frases traduzem a importância dos olhos e região periorbital no rosto masculino e feminino.

A pele em volta dos olhos é mais fina, sem glândulas sebáceas e folículos pilosos. Por ser mais delicada e sensível e sem anexos ela envelhece rapidamente apresentando rugas e flacidez antes de outras áreas da face. A pele da região periorbital também é mais seca e mais vascularizada, tendo mais tendência a alergias e irritações além da blefarite que é descamação e avermelhamento na borda dos cílios.

A anatomia da região periorbital é complexa e sofre muitas modificações com o envelhecimento. Ao longo do tempo os olhos ficam mais fundos, os ligamentos afrouxam e projetam as bolsas de gordura que também aumentam de volume. Além disso, as rugas de expressão, que são os famosos “pés de galinha” vão ficando mais marcados e definitivos. As olheiras conceituadas como escurecimento e afundamento da região dos olhos também ficam mais marcantes com o passar do tempo.

Tratamento

O tratamento da região periorbital deve começar cedo para prevenir a progressão rápida de todas essas alterações.

A limpeza, hidratação e fotoproteção precisam ser especiais como ilustram as próximas dicas:

Limpar com produtos suaves como água micelar, loção sem álcool ou cremes hidratantes.

Usar algodão ou gaze suaves evitando friccionar exageradamente.

Hidratar com cremes específicos para essa região a base de ácido hialurônico, vitaminas C e E, ceramidas e óleos naturais.

Usar cremes para melhorar o inchaço e as olheiras a base de cafeína, ácido tioglicólico, ácido tranexâmico, ácido kójico, meiyanol entre outros.

Os cremes clareadores devem ser específicos para os olhos e precisam ser alternados com hidratantes. O filtro solar deve ser usado em pequena quantidade e ser bem espalhado com movimentos circulares. Os óculos escuros com lente de boa qualidade devem ser utilizados quando houver exposição solar.

Procedimentos para região dos olhos:

O tratamento “padrão ouro” para a flacidez em excesso e as bolsas de gordura muito projetadas é a blefaroplastia. Esse procedimento deve ser indicado e realizado pelo cirurgião plástico especialista.

Porém, antes de pensar em cirurgia muitos tratamentos podem prevenir e evitar a progressão do envelhecimento da região periocular.

Seguem os tratamentos e suas indicações:

Rugas periorbitais

As rugas são prevenidas e tratadas com a toxina botulínica aplicada com injeção única de 1 cm de distância da rima orbicular. O resultado aparece 1 semana após a aplicação e dura cerca de 5 a 6 meses. Raramente há hematomas que melhoram em 5-7 dias.

Flacidez periorbital.

1 - Radiofrequência Microagulhada: São aparelhos de radiofrequência que emitem energia intensa na profundidade da pele e estimulam a formação de colágeno promovendo mais tonicidade. São necessárias 3-4 sessões quinzenais para conseguir esse resultado.

2 - Ultrassom Microfocado: Conta com uma tecnologia avançada que com três ponteiras atinge profundidades diferentes na pele. As áreas atingidas podem ser a fáscia muscular que ao contrair pelo calor emitido promove um efeito “lifting”. A derme pode ser alcançada por uma das ponteiras que estimula a formação de colágeno. Por último a camada de gordura também pode ser atingida pelo calor promovendo sua contração e diminuindo a projeção das bolsas.

3 - Laser Fotona: O laser Fotona pode ser usado na parte interna da pálpebra a partir de um procedimento cirúrgico utilizando uma pinça especial. Esse aparelho emite energia com alta temperatura e quando aplicada na mucosa ocular promove reposicionamento do ligamento e o estímulo do colágeno.

Peeling

Peeling de fenol: O fenol associado ao óleo de cróton é um peeling profundo que melhora a flacidez da região dos olhos de maneira contundente. A pele é preparada com hidratantes e ácido retinóico por cerca de 3 semanas antes da aplicação do peeling. No dia da aplicação o peeling é passado na região com cotonete em movimentos circulares. A substância é espalhada até conseguirmos um branqueamento homogêneo e na sequência ocorre descamação por cerca de 10 dias. A ação do fenol com óleo de cróton promove uma inflamação que através da cicatrização produz estímulo de colágeno. O procedimento é doloroso sendo utilizado analgésicos especiais por 24 horas. A área deve ser hidratada 3-4 vezes ao dia e também protegida do sol após as primeiras 48 horas do procedimento, quando então o filtro solar começa a ser usado de 3-4 vezes ao dia. O tratamento com clareadores pode ser indicado 10 dias após o fim da descamação. A flacidez e as rugas melhoram substancialmente após cerca de 30 dias. Pode haver avermelhamento e escurecimento secundário por cerca de 30 a 90 dias, mas o resultado final é excepcional e duradouro.

O peeling de fenol na área dos olhos melhora as rugas e flacidez com ótimo custo/benefício.

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &