Como melhorar o contorno facial

Publicado por link9 em

O rosto considerado bonito e harmonioso, varia conforme a etnia, cultura, idade, sexo, entre outros. Como exemplo, podemos citar que o rosto masculino considerado belo é quadrado, e o belo feminino é ovalado e alongado.

Além disso, quando jovens, as maçãs do rosto são mais evidentes, e ao desenharmos um triângulo, o lado maior estará na região malar. Este padrão se inverte nas idades acima de 50 anos, quando o lado maior está na região mandibular. Essa inversão ocorre porque com o passar do tempo, existe perda óssea na região malar, e acúmulo de gordura e flacidez na região mandibular.

 

Também são levados em conta as proporções, conforme vemos no desenho abaixo. O rosto atraente é dividido em três terços horizontalmente, e 5 quintos verticalmente.

Além disso, vários ângulos e ondulações são considerados importantes para a beleza facial.

A simetria facial embora considerada bonita não ocorre em 100% das pessoas, pois geralmente somos assimétricos em algum grau sem que isso prejudique a harmonia do rosto.

Com a idade, a quantidade de gordura aumenta em alguns locais, e diminui em outros. O excesso de gordura na região medial do rosto, dá um aspecto pesado, enquanto na região temporal, a falta de gordura promove um aspecto cadavérico.

Com o envelhecimento, além das mudanças do tecido gorduroso, também, há o aumento da flacidez contribuindo com a perda do contorno facial.

O aparecimento da papada na região abaixo do queixo, perturba o contorno mandibular e promove aspecto envelhecido.

Várias técnicas combinadas podem ser utilizadas para melhorar o contorno facial, sendo as mesmas listadas a seguir:

  1. Tecnologias para flacidez
    Ultrassom microfocado
    Laser
  1. Preenchedores
  2. Esvaziadores cutâneos
  3. Criolipólise
  4. Fios de sustentação
  5. Toxina Botulínica

Essas tecnologias e procedimentos para harmonização e melhor definição facial  podem e devem ser combinadas conforme a necessidade de cada indivíduo.

1 – O ultrassom microfocado através de alta tecnologia libera na pele, energia que atinge o músculo promovendo efeito lifting, estimula a produção de colágeno melhorando a flacidez.
O laser e a radiofrequência, através da emissão de calor, favorecem a formação de mais fibras de colágeno e elastina.

2 – O preenchimento e a bioestimulação podem ser feitos com ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio, ácido polilático, e policaprolactona.
Eles promovem:  volumização, levantamento, harmonização, preenchimento, e melhora do contorno facial.

3 – Os esvaziadores cutâneos são substâncias que agridem e eliminam as células gordurosas e podem ser aplicados nos locais com excesso de gordura.

4 – A Criolipólise, através do congelamento a menos 11 graus, destrói o tecido adiposo pelo mecanismo de apoptose que é um tipo de morte celular.

A Criolipólise é excelente para tratar papada abaixo do queixo, e definir o contorno mandibular.

5 – Os fios de sustentação de ácido polilático e polidioxanona provocam efeito lifting e estimulam colágeno.

6 - A toxina botulínica, quando aplicada no músculo masseter alonga e afina o rosto e além disso, sua ação no músculo platisma melhora o contorno da mandíbula.

A arte terapêutica do especialista combinado com o desejo do paciente, será crucial para um planejamento único e ideal para cada indivíduo, conseguindo resultados naturais e duradouros.

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &