Câncer de pele
[embed]https://youtu.be/V8U_9YvaOV4[/embed]
Câncer de pele: quando uma lesão é preocupante?
Câncer de pele é um tema que gera atenção para todos aqueles que se preocupam ou não com a pele.
Existem vários tipos de câncer de pele, mas o melanoma é o mais importante.
Ele não é o mais comum, mas pode ser o mais grave.
Melasma são manchas escuras na pele. Saiba como cuidar delas clicando aqui.
O melanoma
Então vamos entender um pouco do melanoma para você não sofrer com esse risco.
Geralmente o melanoma se assemelha a uma pinta de uma forma assimétrica, que pode apresentar uma borda elevada e diferentes cores, com um diâmetro maior que 6 milímetros.
Outra forma de se manifestar é como uma pinta que já existia, mas sofreu modificações, então ela aumentou de tamanho ou mudou a cor.
Nós dermatologistas estamos aqui para evitar que isso ocorra. Mas como a gente faz isso?
A gente tem uma ferramenta que é o dermatoscópio, uma combinação de lentes com uma luz especial que permite olhar cada pinta e saber se ela tem características de uma lesão benigna ou uma lesão maligna.
Dicas importantes
Quando você vai ao dermatologista, mesmo que seu intuito seja fazer um procedimento estético, ele deve olhar o seu corpo todo.
Nas lesões que ele considerar suspeitas colocaram dermatoscópio para se ela precisa ou não de algo a mais para ser identificado.
Outro ponto e outro grupo com o qual existe uma preocupação maior são aquelas pessoas que apresentam muitas pintas ou que têm um familiar que já teve melanoma.
Para essas pessoas é indicado o exame de mapeamento corporal por dermatoscopia digital.
Esse exame combina fotos do corpo com fotos da dermatoscopia e tem como objetivo detectar qualquer nuance nova em uma pinta ou se você tem uma nova pinta.
Então quando você for ao dermatologista exija que ele faça seu exame físico completo, use a dermatoscopia e pergunte para ele se você vai se beneficiar ou não no exame de mapeamento corporal digital.