Adeus celulite – Como prevenir e tratar

Publicado por link9 em

A celulite ocorre em 90% das mulheres em alguma fase das suas vidas. O nome correto é lipodistrofia ginoide, pois o tecido gorduroso (lipo) está hipertrofiada. Ela atinge e compromete principalmente certas áreas do corpo feminino (ginóide) como nádegas e pernas. Tudo começa com retenção hidríca e edema. Essa retenção prejudica a oxigenação celular e enquanto isso as células de gordura vão aumentando em número a tamanho. Podemos ver nessa figura como existe uma projeção das células gordurosas presas pelos septos fibrosos que nas mulheres são perpendiculares è superfície cutânea. No estágio inicial existe um aumento do volume celular causado pelo acúmulo de gordura. Nesse período ainda não existe alteração circulatória e nem sinais clínicos na pele.

No segundo estágio as células gordurosas estão maiores e começam a causar alterações circulatórias devido a compressão das veias e dos vasos linfáticos.

Nesse momento, algumas irregularidades começam a aparecer na superfície cutânea.

No estágio três o edema está mais intenso e aparecem nódulos. A partir daí intensifica a fibrose nos septos e a projeção das células gordurosas dá o aspecto de casca de laranja. O local torna-se doloroso à palpação.

No estágio 4 há edema, nódulos, dor, peso e irregularidade da superfície cutânea com visibilidade dos nódulos, dor, edema, fibrose. Essa fase é muito visível e mais difícil de tratar.

Os fatores relacionados ao aparecimento da celulite são: hormônios femininos, corpo ginóide, ou seja, quanto mais feminina mais intensa a tendência para celulite. Mulheres com poucas curvas e pernas mais retas menos tendência para celulite. Problemas circulatórios, obesidade, sedentarismo e má alimentação também intensificam a celulite.

O tratamento da celulite é complexo e multidisciplinar. Drenagem linfática é útil durante todo o tratamento para diminuir o edema retenção hídrica e melhorar a troca metabólica. A drenagem linfática é um tipo de massagem suave que  favorece a liberação dos liquídos massageando nos gânglios linfáticos da área específica.

O tratamento é delicado, sem provocar hematomas. Pode ser feito 2-3x na semana.

O tratamento da celulite pode incluir combinação de procedimentos.

A radiofrequência, associada a drenagem também é muito útil para melhorar a troca metabólica. O calor emitido pela radiofrequência também agride as células gordurosas além de estimular o colágeno.

Outro procedimento específico é a subcisão que é feita com agulhas específicas para romper os septos fibrosos na área afetada pelos nódulos. A agulha é passada com movimentos pendulares que cortam os septos, liberam as traves e agem também no edema e troca metabólica.

Na Clínica Denise Steiner essa fase também é feita com um aparelho de laser que tem cânula e emitem ondas específicas para destruir a gordura, quebrar as traves e promover estímulo para o colágeno. É um aparelho de laser lipólise com cânula que destrói o septo e emite ondas que agridem a gordura e estimulam o colágeno. O colágeno é estimulado pelo outro comprimento de onda liberado pelo aparelho.

Também é utilizado a bioestimulação que consiste em aplicar com cânulas os bioestimuladores como ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio. A utilização de cânulas 22, 23 com movimentos pendulares também podem destruir os septos e o material é depositado no subcutâneo para melhorar a irrigação e o colágeno. A produção de colágeno faz melhorar a homogeneidade da pele.

Durante o tratamento da celulite é importante manter a nutrição adequada para não engordar. A musculatura também deve ser mantida tonificada durante todo o tratamento.

Em geral durante o tratamento sugerimos 6 sessões de drenagem e radiofrequência 1 sessão de subcisão ou laser lipólise e 2 sessões de bioestimulação. As sessões são semanais e a rotina do paciente pode ser mantida.

O tratamento da celulite é importante porque quanto mais tempo permanecer o dano tecidual mais celulite irá aparecer. A celulite provoca mais celulite como num círculo vicioso.

O inverno é a época do ano ideal para o tratamento da celulite, pois há menos estímulo solar e calor e também porque há tempo para a pele estar bem no verão.

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &