A pele bonita no carnaval

Publicado por link9 em
A pele bonita no carnaval

A pele é a nossa cobertura, cobertor, moldura, órgão inteligente e sensível que interage com o mundo exterior cada vez mais agressivo e devastador. Ela nos protege e nos apresenta, desnudando nossas fragilidades e medos. A pele fica vermelha pela vergonha e cinza pelo medo, mas é capaz de mudar rapidamente conforme a necessidade imediata.

No Carnaval a pele vai sofrer agressões e estímulos variados e novamente vai se reinventar para nos proteger.

A pele é um reflexo do que acontece no interior do nosso organismo. Por esse motivo, nesse feriado é importante a atenção com a hidratação e nutrição. Beba água o tempo todo, em especial se ingerir muito álcool. O álcool desidrata o organismo e a pele.

Alimentação

A alimentação deve privilegiar as verduras, frutas, legumes, saladas. Os alimentos verdes têm antioxidantes que desinflamam e acalmam a pele. As frutas vermelhas também têm antioxidantes e carotenos que protegem do sol.

Neste período algumas substâncias como Polypodium leucotomas (poderoso antioxidante) o complexo da enzima superóxido dismutase e gliadina, protegem o DNA celular neutralizando o excesso de oxidação. Vale a pena durante os dias de folia e pouco sono utilizar algumas vitaminas como: Vitamina C e E para compensar o desgaste excessivo do organismo. Outro ativo interessante é o glycoxil que é um antiglicante e o colágeno hidrolisado e o sílicio que serão um suporte proteico interessante.

Sono

O sono talvez fique muito irregular, mas é importante o descanso intercalado com excesso de vigília.

A pele precisa ser limpa, hidratada e foto protegida. Os ácidos como: ácido retinóico e ácido glicólico podem ser interrompidos caso haja muita exposição ao sol. A limpeza da pele é crucial para o bom funcionamento dela. Retirar toda maquiagem e tintas que tenham sido aplicadas a pele para que a mesma possa “respirar” livremente. A limpeza é importante para retirar os agentes poluentes que ficam impregnados devido ao excesso de sebo e óleo. Limpar a pele 2 vezes ao dia ao acordar e dormir, usando sabonetes líquidos ou loções tônicas com ácido salicílico, niacinamida e substâncias calmantes.

Hidratação

A hidratação da pele é fundamental pois a atividade metabólica está intensificada devido a sudorese e avermelhamento intenso.

A pele precisa de água para funcionar, então usar cremes, loções cremosas, séruns ou pomadas 2 a 3 vezes ao dia.

O ativo mais importante para hidratação da pele é o ácido hialurônico, além de outros como: vitamina E, niacinamida, óleos essenciais etc.

O hidratante deve ser usado com abundância, cerca de 3 a 4 vezes por dias antes do filtro solar e após a limpeza. Máscaras hidratantes também podem ser úteis. Outros cremes que podem e devem ser usados são os cremes antioxidantes com vitamina C, vitamina E meiyanol, entre outros.

Os cremes antioxidantes podem ser usados 2 a 3 vezes por dia juntamente com o hidratante. Os cremes antioxidantes vão recuperar mais rapidamente a atividade metabólica normal da pele.

A pele do corpo precisa ser hidratada e o sabonete o para o banho deve ser neutro. As tintas e resíduos da superfície cutânea devem ser totalmente retirados e enxaguados. O cabelo precisa ser lavado com xampus especiais que retirem os resíduos, suor, purpurina e afins. É importante um enxague generoso do xampu e o condicionador. Usar um leave-in hidratante e com vitaminas ajudará na hidratação do cabelo.

Aproveite o Carnaval cuidando da sua pele e saúde.

 

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &