A importância do filtro solar

Publicado por link9 em

O sol agride a pele mais do que é possível visualizar. Sorrateiramente ele vai deixando as células com pequenos defeitos que se transformarão mais tarde, em manchas e câncer de pele. É muito importante para a saúde da pele, usar protetor solar sempre. A criança desde muito pequena deve ser protegida assim como os adolescentes e adultos jovens. O filtro solar deve ser usado desde a infância para evitar início e progressão dos danos causados pelo sol.

 

Por que o sol faz mal?

A luz emitida por ele, principalmente aquela chamada UVB (ultravioleta B) chega à pele e agride várias estruturas como: DNA (proteína do núcleo celular) melanócitos (células que fazem a melanina) vasos (que promovem a irrigação da pele) fibras colágena e elástica (responsáveis pela firmeza da pele) entre outras. Esta agressão é neutralizada, em parte, pelas defesas naturais da pessoa, mas vai acumulando até que com idades mais avançadas (+/- 40 anos) começam aparecer as consequências desta agressão: aspereza, manchas, rugas, e os vários tipos de câncer de pele.

 

O sol não é necessário a saúde?

O sol promove bem-estar, e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele. Esta vitamina é importante para evitar o raquitismo. A quantidade de sol necessário para ativá-la é muito pequena, pois cerca de 10 minutos diários de sol são suficientes para sua utilização. Para promover alegria e bem-estar, esta quantidade também é suficiente.

 

O que é o filtro solar?

Filtro solar é um produto cuja formulação terá ingredientes capazes de proteger a pele do sol. Existem dois tipos de filtros solares: o filtro químico e o filtro físico. O primeiro interage quimicamente com a radiação ultravioleta e transforma a mesma em calor. O segundo protege através de uma barreira promovendo a reflexão dos raios ultravioleta. Os filtros também podem ter outros princípios ativos como: hidratante, vitaminas antioxidantes e clareadores. O filtro também pode ter vários veículos diferentes como pomadas cremes, géis e loções que vão ser indicados conforme o tipo de pele.

 

Como escolher o fator de proteção?

O filtro solar protege a pele em relação aos danos agudos como a queimadura, assim como das crônicas como envelhecimento e câncer de pele. Imaginemos que uma pessoa vá a praia sem filtro solar e fique vermelha após 10 minutos. O fator de proteção solar 15 significa que após passá-lo, esta mesma pessoa poderá ficar um tempo 15x maior antes de ficar vermelha, isto é 150 minutos (cerca de 2hs).

Hoje em dia também é importante perceber na embalagem se o filtro também protege em relação a UVA (ultravioleta A). O fator de proteção solar para usar na praia deve ser pelo menos 15, mesmo em pessoas mais morenas.

 

Como usar o filtro solar?

O filtro solar precisa ser passado numa quantidade suficiente para deixar uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em todo o corpo inclusive orelhas, pés e mãos 30 minutos antes da exposição solar. O filtro deve ser repassado novamente, também em quantidade significativa 20 minutos a 30 minutos após o início da exposição. Depois disso ele será reutilizado a cada 2hs.

Os indivíduos que têm exposição intensa devido a esportes ao ar livre devem usar bloqueadores solares (proteção mais ampla) e também resistentes a água.

 

Quem deve usar filtro solar?

Todas as pessoas, independente da cor da pele e da idade, inclusive crianças e idosos, mesmo assim depois e duas a três horas de exposição é conveniente se resguardar sob um guarda-sol, e vestir uma camiseta ou qualquer outra proteção, enfim não permitir demasiada à pele. As crianças pela delicadeza de sua pele, e devem ter maiores cuidados. Apesar do uso de filtro solar, deve-se evitar que elas permaneçam muito tempo ao sol. Os idosos, da mesma forma também possuem uma pele que tem maior dificuldade de defesa. Em relação as pessoas adultas, aquelas de pelo mais clara são as mais agredidas. A pigmentação da pele é dada por proteína de nome de melanina que funciona como um protetor solar natural. Portanto, as pessoas de pele mais morena são mais protegidas naturalmente, o que não quer dizer que elas não sofram os danos causados pelo sol, podem vir a tê-los, mas não tão intensamente.

 

O que é bloqueador solar?

Qual a diferença entre bronzeadores e bloqueadores solar? 

O bronzeador pode não ter filtro solar, mas sim alguma substância que deixa a pele mais sensível ao sol, provocando escurecimento mais rápido (óleo de urucum). O bronzeador deve ser evitado, pois há risco de queimaduras graves com sua utilização. O bloqueador é um geral uma associação de filtros químicos e físicos que protege a pele da radiação ultravioleta B e ultravioleta A.

O bloqueador é indicado para pessoas de pele clara, com grande sensibilidade ao sol e para aqueles que praticam esportes ao ar livre.

 

O que é filtro a prova d’água?

O filtro a prova d’água quer dizer que mesmo entrando e saindo da água várias vezes após 40 minutos o filtro continua protegendo da mesma maneira. O filtro com esta recomendação adere mais a pele.

 

 

Devo usar filtro todos os dias?

O uso diário do filtro solar, especialmente num país tropical como o nosso é importante para evitar o envelhecimento e câncer de pele. Ele é o melhor tratamento preventivo do envelhecimento cutâneo. Deve ser passado nas áreas expostas todos os dias pela manhã.

 

O cabelo precisa de proteção solar?

O filtro solar para também já pode ser incorporado a produtos tipo hair-care ou a tinturas. O representante deste grupo é o Escalol HP que protege a cutícula do cabelo impedindo danos maiores a queratina, sem, entretanto, podermos quantificar a sua proteção, pois não há ainda uma normatização especifica para este caso.

 

Bronzeamento artificial faz mal?

O bronzeamento artificial feito e camas ou cabines de bronzeamento faz mal a pele. Geralmente a luz emitida por estes aparelhos é a luz ultravioleta A que promove o envelhecimento e aumenta o risco de câncer de pele.

As pessoas com pele clara e aquelas com câncer de pele na família são proibidas de fazer bronzeamento artificial pois aumentam o risco de ter estas doenças precocemente.

 

O que é bronzeador sem sol ou autobronzeador?

O autobronzeador tem na sua composição um substância chamada dihidroxiacetona que promove o tingimento da pele. Estes produtos provocam um “bronzeamento” sem necessidade do sol o que é um grande vantagem. A dihidroxiacetona não é tóxica, não tem potencial alergênico sendo segura e eficaz para utilização. O produto deve ser bem espalhado na pele, 1x dia, até promover a coloração desejada. Quando a substância é descontinuada, a pele volta a coloração normal em 3-4 dias.

 

Sol na medida certa

  • Evitar o excesso do sol.
  • Preferir o horário até as 10hs e após 15hs.
  • Usar sempre filtro solar pelo menos 15.
  • Passar o filtro solar no corpo todo.
  • Repetir o uso do filtro após os primeiros 30’ de exposição
  • Não usar bronzeadores sem filtro.
  • Não usar fórmulas caseiras.

Dra. Denise Steiner
Dermatologista
CRM: 36.505 - RQE 6185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &