Usos especiais da Toxina Botulínica
A toxina botulínica vem sendo utilizada há muito anos para tratar as rugas de expressão. Certamente é um dos procedimentos estéticos mais seguros e eficazes. Nos últimos anos, sua atualização vem sendo amplificada para usos diversificados e interessantes. Então, amos abordar duas indicações que vem sendo objeto de palestras nos últimos congressos da especialidade.
Veja também:
Toxina Botulínica para Rosácea
A toxina botulínica inibe a liberação da acetilcolina e de outros mediadores como, por exemplo, a substância P que está presente em alguns. A Universidade de Mogi das Cruzes realiza, sob o meu comando, um protocolo utilizando a toxina botulínica diluída na área eritematosa. Contudo, as aplicações foram superficiais, espalhando de forma homogênea na área do avermelhamento. Foram feitas três aplicações com intervalo mensal. O eritema teve uma redução significativa sem efeitos colaterais consideráveis. Dessa forma, os pacientes foram observados por um longo período e alguns tiveram o retorno do eritema após 6 meses. A segurança e facilidade do método justificam sua utilização para esse fim, como coadjuvante o tratamento da rosácea.
Uso da toxina botulínica para evitar as recidivas do herpes simples
A literatura vem apontando alguns trabalhos que demonstram a eficácia da toxina botulínica em prevenir as recidivas do herpes simples. Entretanto, o mecanismo de ação parece ser o mesmo que diminui o eritema na rosácea, pois ocorre a diminuição da substância P que é inflamatória e induz o crescimento do vírus.
Esse mecanismo de ação não está ainda totalmente comprovado. Trabalhos recentes têm mostrado o uso de toxina botulínica diluída e aplicada na derme superficial de forma homogênea na área recidiva do herpes com ótimos resultados com essa indicação, pois aumenta significativamente o tempo de recidiva.
Esse tratamento também aumenta significativamente o tempo de recidiva entre um surto e outro. Então, a toxina quando diluída é aplicada superficial fechamento dos poros e diminuição da oleosidade excessiva. Novos e maiores estudos precisam ser realizados para a consolidação desses resultados.