O melasma é uma mancha que aparece no rosto, principalmente em áreas como testa, bochechas, buço e queixo. Ela acontece porque o melanócito (célula produtora da melanina) é sensível e reage a muitos estímulos. Como, por exemplo, sol, calor, estresse, queimaduras, irritações, alterações hormonais, entre outros. É necessário fazer o diagnóstico do seu melasma, pois há um tratamento combinado específico para você. As baixas temperaturas são ideais para tratar a doença, por isso é preciso, primordialmente, tratar o melasma no inverno.
Dicas especiais para o tratamento do melasma:
⦁ É melhor que o filtro solar seja físico (aquele que reflete a luz) com fator de proteção alto, com cor e alta cobertura. Usar 4 vezes ao dia.
⦁ Há tratamentos em comprimidos que ajudam a tratar o melasma (Ácido tranexâmico; glutadiona; polypodium; leucotomos). O seu médico dermatologista é que precisa indicar esses medicamentos.
⦁ O laser para tratar o melasma tem que ser específico, com energia baixa e pulso muito curto para evitar que o calor liberado seja excessivo.
⦁ Há combinações especiais de tratamento como microinfusão de medicamento e radiofrequência com ultrassom.
Agora é a época ideal, então trate o melasma no inverno! Ficou interessado? Entre em contato com os especialistas da Clínica Dra. Denise Steiner para saber qual é o melhor tipo de procedimento pode ser realizado no seu caso.