Tratamentos para queda de cabelo
O cabelo pode cair devido a doenças do folículo capilar como a calvície, alopecia areata, alopecia cicatricial entre outras. Além disso, o cabelo pode cair por falhas, estresses ou doenças do organismo que tenham repercussão na saúde geral do indivíduo.
A especialidade que cuida do cabelo é a dermatologia, pois o folículo pilosebáceo está na pele.
Várias disfunções estão intimamente ligadas à queda e afinamento do cabelo.
O funcionamento da tiroide para menos (hipotiroidismo) ou para mais (hipertiroidismo) podem causar queda de cabelo, anemia, emagrecimento, cirurgia bariátrica, ferritina baixa, doenças articulares, estresse e depressão podem levar à queda de cabelo.
A calvície é um afinamento e enfraquecimento do fio embasado pela parte genética e inflamação.
A alopecia areata é autoimune e causa inflamação sutil no couro cabeludo, que leva à queda de cabelo.
Cada uma dessas doenças ou alterações deve ter tratamentos individualizados em relação à origem e influências ambientais.
O plasma rico em plaquetas (PRP) é um tratamento interessante, individualizado, que usa o recurso do próprio organismo para melhorar a saúde capilar.
O sangue do paciente é colhido e centrifugado e na sequência é aspirado e infiltrado no couro cabeludo.
O plasma tem uma concentração mais alta de plaquetas que são células protetoras que participam dos processos de cicatrização e reparação.
Quando o plasma é injetado na pele, as plaquetas liberam fatores de crescimento que agem em receptores específicos e melhoram vários defeitos que ocorrem.
Esses fatores de crescimento vão melhorar a inflamação, tornar o cabelo mais espesso, melhorar a densidade, tornar a fase de crescimento mais longa.
É um tratamento natural, sem remédios e que usa os recursos do próprio indivíduo para melhorar cada tipo de alteração capilar.
O PRP pode ser usado para tratar qualquer tipo de queda de cabelo.
Em geral são propostas 3 a 4 sessões mensais, com manutenção de 2 a 3 vezes por ano.
O tratamento é doloroso, porém rápido e seguro.
Pode ser usado com anestesia local.
O cabelo é um marcador da saúde do seu organismo.
Preste atenção nele!
Cuide-se.