Por que meu cabelo está caindo?
O cabelo é vivo e está intimamente relacionado ao nosso organismo.
Existe um ciclo capilar e durante a vida o nosso cabelo nasce, cresce e morre diversas vezes.
O organismo gasta energia para que o cabelo possa crescer quando somos agredidos por algum agente externo ou interno.
Cabelos saudáveis, com densidade adequada, com espessura, balanço, brilho, traduzem um organismo saudável.
Quando o organismo sofre agressões como infecções da covid, dengue, pneumonia, infecção urinária, quando o organismo tem deficiência ou excesso do hormônio tiroidiano, quando o organismo está com anemia, falta de nutrientes, quando o organismo sofre um emagrecimento exagerado ou quando o organismo está doente com um câncer, ele não consegue manter os cabelos saudáveis.
No primeiro sinal de agressão nosso organismo imediatamente diminui a energia gasta com o crescimento capilar e vários folículos entram na fase de repouso precocemente.
Por essa razão, após termos a infecção por covid, o cabelo pode cair exageradamente cerca de 2 meses depois.
Dessa forma, a queda de cabelo, na maior parte das vezes, acontece porque existe uma agressão ao nosso organismo das mais variadas origens.
O tratamento para essa queda de cabelo é descobrir a causa e corrigi-la.
Ajuste hormonal e nutricional é fundamental.
No caso de a queda ocorrer devido a infecções bacterianas, virais ou fúngicas, é necessário melhorar a imunidade, para que o cabelo possa voltar a crescer forte e saudável.
Existem tratamentos auxiliares muito interessantes como a microinfusão de medicamento na pele (MMP) ou Plasma Rico em Plaquetas (PRP).
O MMP introduz medicamentos através de agulhas ligadas a um aparelho similar à máquina de tatuagem.
O PRP é um procedimento onde há coleta de sangue, sua centrifugação com separação do plasma, que é aspirado e aplicado no couro cabeludo.
O efeito medicamentoso ocorre pela liberação de fatores de crescimento que melhoram a espessura capilar, o crescimento do fio, a inflamação e condição do couro cabeludo.
Existem também doenças específicas como a calvície, alopecia areata, alopecia fibrosante frontal, alopecia cicatricial, entre outros.
Vamos discutir mais para frente o tratamento para esses tipos específicos de queda capilar.
Cuide-se.