Plasma Rico em Plaquetas no Tratamento da Queda de Cabelo

Publicado por link9 em

Estudar e saber mais sobre pele e cabelo são paixões que carrego comigo.

Por esse motivo venho pesquisando e aprendendo sobre plasma rico em plaquetas PRP no Tratamento da Queda de Cabelo, técnica que faz parte da terapia regenerativa, usada para vários tratamentos na área da saúde.

O plasma rico em plaquetas tem bons resultados no tratamento da calvície e outros tipos de queda de cabelo.

Trata-se de uma técnica onde o sangue do paciente é colhido, centrifugado para haver a separação entre a parte vermelha e o plasma e em seguida o plasma é injetado no couro cabeludo na área da calvície.

Todo o processo é realizado com um kit específico onde está determinado o tipo de centrífuga, o tubo para coleta e também qual será a concentração final das plaquetas após centrifugação.

O mecanismo de ação do tratamento com plasma rico em plaquetas é concentrar o número de plaquetas com a centrifugação e depois aplicar o mesmo na pele.

Onde haverá liberação de vários tipos de fatores de crescimento do próprio organismo.

Esses fatores de crescimento naturais podem estimular o crescimento e espessamento do fio.

Tratamento Calvície com Plasma Rico em Plaquetas

A calvície é caracterizada por um afinamento progressivo dos fios geneticamente susceptíveis. Após certo grau de miniaturização o fio morre de forma irreversível.

O tratamento com PRP é interessante antes de o fio morrer. No processo de perda capilar tipo calvície há influência genética, hormonal e também da inflamação e oxidação no local da raiz.

Os fatores de crescimento liberados pelo plasma rico em plaquetas PRP, assim que são injetados, são complexos proteicos chamados citoquinas que tem grande capacidade de estímulo e também modulação do pelo.

Os principais fatores de crescimento liberados pelas plaquetas no Plasma Rico em Plaquetas são:

PDGF que chama fator de crescimento plaquetário, que mantém a fase de crescimento mais longa e estimula a célula tronco do folículo.

IGF1, fator de crescimento “insulinalike” que melhora a densidade capilar e também a fase de crescimento do fio.

VEGF que é o fator de crescimento endotelial que melhora a vascularização e angiogênese.

O estímulo desse fator de crescimento é muito importante porque ele está diminuído na calvície.

Além dos fatores de crescimento ou por causa deles o PRP também melhora a inflamação da calvície, melhora a resistência imunológica do local, e diminui a oleosidade.

A aplicação do plasma na área da calvície pode ser com injeção ou com técnicas de “drug delivery” como microagulhamento e microinfusão de medicamento na pele MMP®.

PRP

O PRP é eficaz tanto para homens como mulheres e pode ser usado em qualquer idade.

O grande diferencial do tratamento é o estímulo das células tronco que são células com múltiplas capacidades regenerativas e que estimulam o crescimento e engrossamento dos fios.

O tratamento com PRP vai ter mais sucesso quando os fios não tiverem afinado demais pois quando miniaturizados ocorre a morte.

Fizemos um protocolo científico no Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes, tratando 20 homens calvos com três sessões mensais obtendo ótimos resultados.

A medicina regenerativa, onde recursos do próprio organismo podem melhorar processos genéticos e degenerativos tem obtido resultados alentadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &