Pele seca, calcanhar rachado e cotovelos ásperos: O que fazer no verão?
As pessoas que têm a pele muito seca têm um grande alento no verão: elas sofrem menos do que no inverno. Por causa do aumento da transpiração a pele tende a ficar mais hidratada, devido à água do suor e, além disso, o calor é um fator regulador da produção de óleo para pele. Quanto mais calor fizer, mais óleo será produzido.
Então, o que ocorre muitas vezes é que a pessoa passa o inverno sofrendo por causa da pele muito seca e quando chega o verão isso à não é mais tão evidente.
Contudo, os cuidados com a pele dessas pessoas é o mesmo, que das pessoas de pele normal, valendo a regra básica: usar, diariamente, um hidratante e filtro solar durante a estação mais quente do ano.
Calcanhar mais exposto no verão
O problema de rachaduras no calcanhar não está ligado especificamente ao verão, embora, nessa época do ano, as pessoas usem mais sandálias e acabem, engrossando essa pele que, na verdade, tem um mecanismo protetor e quanto mais ele for atritado mais tende a espessar, tornando-se grosso e até com rachaduras.
É importante observar se o problema não está associado a uma micose. Isso porque, no verão, freqüentemente, os pés são atingidos por fungos que são muito bem adaptados a esse local. Esse diagnóstico deverá ser feito pelo médico.
Vale alertar que quando existe micose no calcanhar, esse apresenta descamação, fica muito mais grosso e com rachaduras. Essa micose deverá ser tratada pelo médico tendendo a melhorar o aspecto do calcanhar, diminuindo o espessamento e tornando-o mais fino, com aparência mais suave.
No caso de só existir o problema de rachadura o tratamento deve ser feito com produtos à base de uréia, alantoina e alguns silicones (que são poderosos hidratantes). Existe também a possibilidade de se usar alfa-hidroxiácido, como o ácido glicólico, em concentração de até 10%, que possibilita uma troca um pouco mais acelerada dessa pele.
Cotovelos ásperos
Os cotovelos ásperos são característicos de algumas pessoas que têm a pele mais ressecada. No verão, isso tende a melhorar um pouco, uma vez que a pele está mais hidratada tanto pelo suor, quanto pela produção de óleo da superfície da pele.
Nesses casos, da mesma forma que é feito o tratamento nos pés, ele deve ser feito nos cotovelos e joelhos, onde são utilizados hidratantes mais potentes, como os que são á base de uréia, alantoina, ácidos hialurônicos, os alfa-hidroxiácidos, silicone, ou mesmo produtos industrializados próprios para esse fim.
O produto deve ser passado diversas vezes ao dia e, também, pode ser usado no local e depois envolto com um plástico, para que haja um abafamento e uma ação mais intensa do mesmo.
Esse também não é um problema específico do verão e, se não melhorar com o uso de produtos específicos, a pessoa deve procurar o dermatologista.
Cuide-se!
Dra. Denise Steiner
CRM 36505 | RQE 6185