Pele oleosa e com acne – Como cuidar?

Publicado por link9 em
acne

A pele oleosa tem poros mais abertos, brilho especial e tendência a formar cravos e espinhas. Ela é mais resistente e apresenta menos rugas, mas as espinhas podem deixar manchas vermelhas e cicatrizes.

A pele oleosa deve ser limpa duas vezes ao dia com produtos que retirem o excesso de gordura. Ela é acneica e produz maior quantidade de sebo e, portanto, a poluição fica mais aderente e grudada produzindo mais oxidação. Podem ser usados ácidos como ácido glicólico, ácido mandélico, ácido salicílico em veículos em gel e sérum, que são mais leves e não entopem a pele. O cuidado mais importante para a cútis oleosa é a hidratação e também nesse ponto ocorre o maior erro no cuidado com esse tipo de pele, pois ela precisa de água que é diferente de óleo.

A pele oleosa pode ser desidratada e como é tratada com ácidos e produtos mais adstringentes precisa de compensação com hidratação leve. O hidratante ideal para a pele oleosa deve ser umectante com moléculas que hidratem sem causar obstrução ou entupimento. O veículo ideal é leve como sérum ou gel e precisa ser usado duas vezes ao dia. Quando a pele oleosa está desidratada ela fica avermelhada e irritada e pode piorar a acne.

O filtro solar para as peles oleosas precisa ser leve com veículos em gel, sérum e loção. O excesso do sol provoca inflamação e oxidação, e muitas vezes favorece o aumento das espinhas e também da oleosidade.

A acne é uma alteração inflamatória que evolui para manchas e cicatrizes. O tratamento deve ser feito através de um diagnóstico adequado com classificação precisa e escolha dos melhores cremes e procedimentos. São usados os produtos tópicos como: peróxido de benzoíla e também retinoides à base de vitamina A. Vários procedimentos como peelings, laser, e também tratamento com luzes LED azul e vermelha, podem ser utilizados.

A dieta ideal é aquela anti-inflamatória evitando leite e derivados e alimentos de alto índice glicémico. Podem ser usados probióticos para equilibrar a microbiota, e também devem ser evitados os suplementos a base de leite como whey protein, que é muito utilizado pelos jovens.

Os cuidados diários com a pele oleosa são necessários para evitar o desenvolvimento de quadros inflamatórios com piora para cicatrizes.

Cuide-se.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br