Os cabelos brancos estão com os dias contados?
O cabelo branco é um sinal de envelhecimento do folículo piloso.
Milhares de pessoas tingem o cabelo todos os dias. Por quê?
A resposta está no significado dos cabelos brancos que representam envelhecimento, falta de oportunidades e talvez falta de interesse no futuro. Nesse sentido também as mulheres perdem a autoestima e consideram o cabelo branco uma marca de velhice.
Portanto poucas pessoas aceitam os cabelos brancos. Aliás, as mulheres são as que menos assumem esse embranquecimento e os homens, no entanto, são considerados mais charmosos nesse período. Então além da menopausa, e do ninho vazio, a mulher também enfrenta esse estigma que é muito mais pesado para elas comparando com o sexo masculino. Diferenças que acontecem e sempre são esquecidas.
Um trabalho científico que foi publicado na revista “Nature” mostra que a calvície, além das questões genéticas e ambientais, está relacionada com o funcionamento das células-tronco.
Células-tronco são células especiais que ficam indiferenciadas e quando requisitadas podem ser ativadas para melhorar a capacidade de qualquer tecido.
O trabalho da “Nature” enfatiza que as células-tronco do folículo estão paralisadas e não conseguem renovar os melanócitos deste local e, sendo assim, o fluxo não evolui e a melanina não é produzida. Grandes avanços podem ocorrer após esse conhecimento.
Existem vários tratamentos para as alopecias. Um desses tratamentos que é denominado Plasma Rico em Plaquetas (PRP), melhora a função da célula-tronco do folículo. Neste tratamento o sangue é colhido e centrifugado e a parte do plasma é aspirada e injetada no couro cabeludo.
Esse plasma tem maior concentração de plaquetas que quando chegam na pele abrem e liberam fatores de crescimento que são proteínas superativas. Várias dessas proteínas agem nas células-tronco e melhoram a saúde capilar.
Esse tratamento é indicado para calvície e também alopecia senescente (queda e embranquecimento do cabelo).
Podemos vislumbrar que os cabelos brancos vão ter seus dias contados.
Cuide-se.
Dra. Denise Steiner
CRM 36505 | RQE 6185