Microbiota e Pele

Publicado por denisesteiner em

A palavra microbiota está em evidência. Trata-se do conjunto de bactérias que habita amigavelmente o nosso organismo. Temos cerca de 100 trilhões desses microrganismos, pesando cerca de 2,5k convivendo naturalmente em nossos órgãos, como intestino e pele.

Por que isso é importante? Na realidade, assim como temos os nossos genes e nos tornamos indivíduos únicos, também nossas bactérias têm suas características específicas e próprias. O projeto Human Microbioma Project vem estudando, através de técnicas muito avançadas, a característica do microbioma humano. O mais interessante é que o microbioma de cada um funciona como uma impressão digital, sendo único e especifico.

Muitos fatores interferem no tipo e comportamento das bactérias em nossa pele. A alimentação, o clima, a saúde de uma maneira geral, a raça, o local do corpo e principalmente remédios como os antibióticos, que modificam a característica desta microbiota mudando a aparência e saúde da pele.

As doenças da pele vêm sendo estudadas sob o ponto de vista do microbioma. Entre elas, uma em particular, onde os estudos estão mais aprofundados, é a dermatite atópica. Nesse caso, foi observado que quando a pele do individuo atópico está inflamada, o microbioma torna-se menos diversificado com aumento excessivo do staphylococcus aureus. Quando a pele acalma e melhora, o microbioma volta a ficar diversificado.

Também tem sido estudado o microbioma na acne, psoríase, rosácea, entre outras. Essa é uma nova perspectiva de conhecimento trazendo opções terapêuticas inovadoras. Também evidencia que a antibioticoterapia, que é necessária em muitas situações, desequilibra a flora residente e por isso deve ser suspensa o mais rápido possível para evitar efeitos colaterais. Também é uma nova ciência que pode ajudar a serem desenvolvidos cosméticos que auxiliem o indivíduo a manter sua microbiota equilibrada, evitando inflamações e o envelhecimento precoce.

2 respostas para “Microbiota e Pele”

  1. Cíntia Oliveira disse:

    Oi! Tenho 36 anos e estou sempre com vermelhidão na pele, devido a acne rosácea, e muitas manchas e gostaria muito de fazer um tratamento. Podes me indicar cremes ou medicamentos para melhorar a aparência . Tenho sardas e também quero clareá-las. Obrigado

    • denisesteiner disse:

      Olá Cintia, agradeço seu contato.
      É importante lembrar que cada situação é individual. Sendo assim, é fundamental a consulta médica para avaliação e recomendação adequada do tratamento apropriado.
      Ratificamos que a prática de diagnóstico ou consulta por e-mail ainda é proibida pelo CFM (Conselho Federal de Medicina) e portanto o médico pode ser penalizado se assim proceder.

      Denise Steiner

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br