Menopausa: o que você precisa saber?

Publicado por link9 em
O que a mulher deve esperar e saber sobre a menopausa?

Menopausa saudável e sem tabus, é possível?

O que esperar da menopausa? 

Em primeiro lugar, a menopausa não pode ser encarada como um tabu. De maneira nenhuma ela é o início do fim, como muita gente pensa.

Na verdade, hoje as mulheres passam mais de um terço de suas vidas no período de pós-menopausa.

Há estudos mostrando que o amadurecimento dessa fase vem associado a menor ansiedade, stress e melhora da qualidade de vida. 

A menopausa é um processo fisiológico em que há parada de produção do hormônio estrogênio pelos ovários e isso leva à interrupção das menstruações. 

Ocorre que, invariavelmente, essa fase vem acompanhada de sintomas. 

 

Sintomas da menopausa

Normalmente o primeiro sintoma costuma ser uma alteração dos ciclos menstruais, que começa a ficar desorganizados e com sangramento aumentado, o que pode trazer muito desconforto. 

Já quando as menstruações estão parando muitas mulheres começam a sentir as famosas ondas de calor, que podem ser bem impactantes. 

Às vezes elas vêm associadas com insônia, dificuldade de concentração e irritação, o que certamente pode afetar o desempenho das atividades diárias e a qualidade de vida. 

Muitas mulheres percebem ainda uma alteração de memória e mudanças de humor, ficam mais irritadas, ansiosas e depressivas o que pode impactar no relacionamento de colegas do trabalho ou mesmo familiares. 

Muitas relatam ainda perda de libido e secura vaginal e isso certamente acarreta um grande impacto na qualidade de vida sexual. 

Há também ganho de peso, acúmulo de gordura na barriga e aumento de colesterol e é a partir desta fase que as mulheres começam a ter mais risco de doença cardíaca, o que por sinal é a principal causa de morte entre mulheres. 

Também nesse período começa-se o risco de osteoporose, mas não há motivo para desespero. 

 

Como tratar esses sintomas?

É importante ter a informação do que está acontecendo e avaliar quais sintomas são mais impactantes e, assim, estabelecer atitudes e estratégias de tratamento que irão ajudá-la a lidar com os sintomas e te fortalecer para um envelhecimento mais saudável. 

Sem dúvida o primeiro passo é melhorar hábitos de vida. 

É fundamental a realização de exercícios físicos e uma orientação nutricional específica para essa fase. 

Já dentre as inúmeras estratégias de tratamento disponíveis eu gostaria de ressaltar a terapia de reposição hormonal. 

Apesar de muitas controvérsias no passado é o tratamento mais eficaz para os sintomas e os estudos atuais mostram que ela, associada com reposição de androgênio, é segura e agrega uma série de benefícios para as mulheres.

Infelizmente há muita desinformação e desconhecimento sobre essa terapia por isso é importante falar com o especialista para entender todos os riscos e benefícios envolvidos.

Quero reforçar também que não existe nenhum tratamento ideal, milagroso ou isento de riscos. Mesmo as tão faladas e famosas terapias hormonais bioidênticas ou naturais. 

Aqui na Clínica nós temos uma equipe de especialistas à disposição para ajudá-la a passar por essa fase da menopausa de maneira saudável e positiva. Venha nos conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &