Você sabe o que é lipedema?
Aqui estão algumas fotos de pessoas acometidas pelo lipedema.
Lipedema é uma alteração caracterizada por aumento desproporcional do volume dos membros inferiores.
Essa entidade chamada lipedema já é conhecida há vários anos, mas somente agora tem sido objeto de estudos mais profundos.
Sua etiologia é bastante controversa e parece ser explicada pela existência de um tecido gorduroso diferenciado e provavelmente inflamado.
Clinicamente os quadros podem ser confundidos com obesidade ou linfedema.
Estudos atuais têm procurado mostrar as diferenças entre cada uma dessas entidades e o lipedema.
No caso da obesidade a gordura está aumentada em todo o corpo, não há dor localizada, e podem ser comprometidos tanto homens como mulheres. Além disso, na obesidade as pessoas têm IMC alterado e condizente com o aumento do peso respectivo. O lipedema, por outro lado, é doloroso, ocorre somente nas pernas e compromete unicamente as mulheres. Geralmente no lipedema, apesar do grande aumento do volume das pernas os pés ficam intactos. Além disso, no lipedema não há alteração do IMC.
A dor, no lipedema, é persistente, prejudicando as atividades do dia a dia. Parece haver influência genética importante nessa alteração.
No caso do linfedema há alteração anatômica dos vasos linfáticos permitindo a retenção hídrica. No lipedema parece não existir alterações dos vasos linfáticos (foto) comprovado por imagens e histologia.
O lipedema compromete sobremaneira a autoestima das mulheres comprometidas.
O tratamento do lipedema é difícil e controverso. São propostas manobras de fisioterapia e ou cirurgia de lipoaspiração diferenciadas.
Dietas, exercícios, drenagem linfática, ondas de choque, ajudam as pacientes comprometidas, no entanto, nem a dieta nem a drenagem são tão eficazes como na obesidade e linfedema respectivamente.
Há vários relatos dos tipos de cirurgia de lipoaspiração para o tratamento do lipedema.
O tecido gorduroso retirado tem um aspecto bem peculiar e diferenciado.
Outros trabalhos tentam demonstrar as alterações inflamatórias que podem estar relacionadas a essa alteração.
É importante o diagnóstico preciso e precoce do lipedema, pois quanto antes forem tomadas medidas preventivas e funcionais, melhor a evolução da doença.
Cuide-se.