Hidratação da Pele

Publicado por link9 em
hidratação-pele

Hidratação da Pele

Hidratação da Pele é fundamental. A pele é o maior órgão do corpo humano, tão importante como o coração, pulmão ou fígado, sendo essencial para nossa saúde e proteção.

Através do tato sentimos o mundo exterior e o carinho de outros seres humanos. De tal forma que, a pele nos recobre e expõe nossa aparência, mediando a auto-estima individual. Sendo assim, a barreira cutânea nos protege das diversas agressões externas como mudanças de temperatura, poluição, radiação solar entre outras.

Hidratação cutânea

Essa defesa depende da hidratação cutânea, pois a água é o elemento fundamental para o funcionamento das células. Dessa forma, a água está dentro da pele e manter a hidratação significa não deixar essa água evaporar.

A água não entra de fora para dentro como pode ser entendido por alguns. Beber muita água é importante para direcioná-la para as camadas da pele.

Vários fatores interferem na hidratação cutânea como idade, doenças, radiação solar, poluição, mudanças de temperatura entre outras.

Tipos de hidratantes

Existem dois tipos de hidratantes conforme o mecanismo de manutenção da água, quais sejam, oclusivos e umectantes.

O primeiro funciona como uma barreira que evita a evaporação da água, ex. vaselina, petrolato e alguns óleos. Portanto, o hidratante umectante é aquele cuja formulação tem moléculas que retem a água dentro da pele, ex. ácido hialurônico, uréia, sorbitol, glicerina, aquaporina entre outros.

Assim, alguns hidratantes especiais podem ter, além de componentes umectantes e oclusivos, princípios ativos como alfahidroxiácidos que melhoram a troca celular e também vitaminas antioxidantes que ajudam na inflamação da pele.

Você hidrata sua pele?

hidratação

A pele precisa ser hidratada pelo menos uma vez ao dia. O filtro solar pode ser associado a hidratante para otimizar os cuidados com a pele. Contudo, a limpeza da pele pode ser mais suave em peles maduras e ressecadas. Hoje existem produtos de limpeza que preservam a hidratação cutânea.

O hidratante pode ser usado pela manhã, associada ao filtro solar ou à noite, incorporado nas formulações antienvelhecimento. Portanto, hidratar a pele significa manter a capacidade de proteção da barreira cutânea e portanto manter a saúde da pele.

Dessa maneira, os cuidados básicos da pele, que são limpeza, hidratação e fotoproteção, a hidratação é a mais relevante pois mantém a capacidade de funcionamento das células de todas as camadas da pele.

Cuide de sua pele.

Dra. Denise Steiner - Dermatologista - CRM: 36.505 - RQE 6185

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &