Dra Tatiana Steiner fala sobre VOLUMIZAÇÃO: uma tendência contra o envelhecimento da pele

Publicado por link9 em

Harmonização e equilíbrio. Estes são dois termos fundamentais nos procedimentos para retardar o envelhecimento e manter a pele do rosto mais bonita e jovial. “A tendência nos tratamentos é o que chamamos de rejuvenescimento global, olhando para o rosto como um todo, combinando diferentes tratamentos para um resultado ainda mais harmônico e natural”, explica a médica dermatologista Tatiana Steiner, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Seguindo esta tendência, os tratamentos atuais combinam os benefícios da toxina botulínica, que visa relaxar a musculatura e diminuir os sulcos e vincos provenientes das rugas dinâmicas (expressão); preenchedores, aplicados nos sulcos e rugas profundas e também dos lasers que auxiliam no tratamento da superfície e textura da pele. “O conceito da volumização é uma abordagem que associa estes procedimentos”, reforça Tatiana.

O envelhecimento facial  é resultado de alterações superficiais da pele e alterações na topografia tridimensional das estruturas subjacentes.  A pele, gordura, tecido mole, músculo e os ossos são afetados concomitantemente, provocando um envelhecimento geral da face, como um desabamento natural, próprio do envelhecimento.

“A volumização ajuda a redefinir o contorno da face utilizando um plano de aplicação mais profundo, um pouco acima dos ossos, nas regiões malar, contorno de mandíbula e região do queixo. Esse tratamento permite uma melhora significativa da perda do contorno e a recuperação da aparência jovial”, complementa a médica.

“É importante a avaliação criteriosa do dermatologista que irá indicar o tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. O uso de técnicas combinadas e de produtos de qualidade irá provocar o rejuvenescimento global e satisfação maior do indivíduo” – afirma.

O preenchedor utilizado na volumização contém ácido hialurônico, ácido poli lático ou hidroxiapatita de cálcio em diferentes concentrações e apresentações. “Além de atuar no volume, podem estimular o colágeno, melhorando a qualidade da pele. Os resultados não são definitivos, mas são mais duradouros”, explica a dermatologista.

Segundo a especialista, é importante procurar profissionais qualificados. “Todos estes procedimentos são considerados minimamente invasivos, mas precisam ser executados por um profissional dermatologista especializado”, alerta a médica.

Curiosidade sobre a Toxina Botulínica:

O uso de toxina botulínica para o tratamento e principalmente, prevenção de rugas, tornou-se muito popular nos últimos anos, embora os estudos sejam realizados desde a década de 1980. Trata-se de um procedimento que atua sobre as rugas dinâmicas, ou seja, as rugas da expressão. Também tem sido utilizada na região inferior e pescoço para atenuar as rugas por contração muscular, promovendo melhora do contorno facial. É um procedimento não definitivo, com duração média de 4 a 6 meses, feito em consultório. É fundamental para complementar o uso dos preenchedores.

Dra. Tatiana Steiner - Dermatologista Especialista da SBD

CRM 109788 / RQE 24723

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &