Diferença entre Preenchimento e Toxina Botulínica

Publicado por link9 em

Recebo todos os dias pessoas que confundem a técnica de preenchimento com a técnica de aplicação de toxina botulínica. A toxina botulínica é uma substância usada para tratamento das rugas de expressão. Essas rugas de expressão são evidenciadas abaixo nos locais mais importantes: músculo frontal, região da glabela e também ao redor dos olhos chamados de pés de galinha.

A toxina botulínica é preparada na hora da aplicação sendo diluída em soro fisiológico e então injetada no músculo. A aplicação de toxina botulínica no músculo, promove o relaxamento do mesmo e dessa forma, a força não é tão intensa e o rosto fica com aspecto mais leve e suave. Após a aplicação da toxina botulínica no músculo existe um período de 3-5 dias para ocorrer o resultado. É importante que após a aplicação o paciente não se deite por quatro horas, não massageie o local e não faça exercício físico por 48 horas sempre visando manter a cabeça ereta. O mecanismo de ação da toxina botulínica é a inibição da acetil-colina que é necessária para contração do músculo. A duração do efeito é por volta de 5-6 meses quando então o músculo volta a contrair normalmente. A toxina botulínica deve ser evitada em locais da face que comprometam os músculos do sorriso, fala, ou seja, todos os movimentos fisiológicos da boca.

O Preenchimento, diferente da toxina botulínica consiste em injetar substâncias biocompatíveis na pele para preencher, sustentar, volumizar e harmonizar. Então uma grande diferença é que a toxina botulínica é aplicada no músculo e o preenchedor é aplicado na pele. O mecanismo de ação do preenchimento é que aplicado na pele é diferente daquela da toxina botulínica que é usada no músculo. Ele consiste em ocupar os espaços vazios, atrair água para local e também estimular o colágeno. As principais substâncias aplicadas na pele com essa finalidade são: ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona. O ácido hialurônico tem vários subtipos que apresentam elasticidade e viscosidade diferentes entre si. Ele atrai água, hidrata o local e tem um potencial pequeno para estimular o colágeno. A hidroxiapatita de cálcio é uma substância biocompatível que tem dupla função, porque pode preencher e também estimular o colágeno. Diferente do ácido hialurônico a hidroxiapatita é sempre a mesma não tendo variações como o ácido hialurônico.

Para exemplificar usamos nas olheiras o ácido hialurônico com molécula menor e com bom espalhamento e pouca projeção volumétrica. Na boca usamos o ácido hialurônico com molécula intermediaria flexível, e boa coesividade. O produto precisa, espalhar bem sem provocar endurecimento ou projeção em excesso. Quando queremos projetar como na região malar ou queixo escolhemos o ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio ou policaprolactona com G prime alto para projetar e volumizar. Para realizar o preenchimento de forma adequada é necessário conhecer a anatomia detalhadamente e com profundidade para evitar complicações causadas pelo entupimento de artérias ou prejuízo dos nervos.

Em geral após a avaliação detalhada do rosto, o produto é aplicado, com cânula ou agulha sempre na pele, mas em planos variados tais como derme, hipoderme, periosteal, dependendo da necessidade de cada rosto.

A duração do preenchimento pode variar de 1-2 anos dependendo da genética, do tipo de pele e da quantidade utilizada de produto.

A clínica Denise Steiner é especializada em preenchimento realizando o mesmo desde os anos 90 e sempre com atualização cientifica e inovação. Sua fundadora, Denise Steiner desenvolveu ao longo dos anos, técnicas que combinam o efeito de levantamento com a projeção de áreas relevantes. Os médicos da clínica Denise Steiner são altamente treinados em anatomia e estão sempre preocupados com a segurança e resultados naturais.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br