Como melhorar o aspecto da região glútea
Sabemos que no nosso meio há maior evidência do corpo, já que estamos num país tropical com temperatura e ambiente que propiciam essa exposição, tanto para prática de esportes ou mesmo de bronzeamento.
A região das nádegas pode ter vários formatos e contornos, e sua aparência tem relação com a saúde global, peso, sexo, idade, grau de atividade física e genética individual.
A região das nádegas tem musculatura significativa, composta pelos músculos glúteos menor, médio e maior.
Além disso, acima do músculo há a gordura em quantidades variáveis e a pele que é o involucro protetor do órgão.
Em geral as queixas com relação a essa região podem estar relacionadas ao volume, contorno e superfície.
Uma queixa muito frequente do sexo feminino é a celulite, onde a superfície cutânea é irregular, até com nódulos e depressões.
O aspecto estético e de saúde dessa região das nádegas tem relação com o peso, com a alimentação equilibrada e principalmente com exercício físico, já que a musculatura é muito importante nessa região.
Existem tratamentos que podemos realizar para a melhoria dos parâmetros dessa área do corpo, quais sejam:
1 – Bioestimulação.
2 – Estímulo de calor com tecnologias.
3 – Preenchimento.
A bioestimulação é bem conhecida, em que são usados tanto o ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio. Essas substâncias são diluídas e aplicadas com cânula na região, para estimular o colágeno.
Outros estímulos como radiofrequência, laser ou ultrassom micro focado também são interessantes para, através do calor, estimular o colágeno e melhorar a qualidade da pele.
Agora chega ao mercado a possibilidade de usar o ácido hialurônico para aumentar o volume das nádegas.
Esse ácido é bem conhecido como preenchedor de sulcos e rugas no rosto e vem sendo utilizado com eficácia e segurança há muitos anos.
O ácido hialurônico para uso corporal tem características próprias de tamanho de moléculas e para conseguir dar volume com bons efeitos estéticos e duração interessante.
A aplicação é feita com cânulas cerca de 15 a 30 ml por lado. A anestesia é local, havendo pouca dor. Em geral a duração do resultado é de 12 a 18 meses.
Pode haver um pouco de dor e hematomas discretos que duram cerca de 10 a 15 dias.
Tratar a região das nádegas é interessante para proporcionar melhor contorno, volume e qualidade de pele.
No entanto, é importante reforçar que os bons resultados vão estar relacionados com a adequação do estilo de vida.
Cuide-se.
Dra. Denise Steiner
CRM 36505 | RQE 6185