Calvície não é Queda de Cabelo. Saiba por quê!

Publicado por link9 em
calvicie

Em geral há uma grande confusão sobre os motivos da queda de cabelo.

Existem doenças ou alopecias verdadeiras, onde listamos: calvície ou alopecia androgenética, pelada ou alopecia areata, alopecia fibrosante frontal, foliculite decalvante, dentre outras. O primeiro tipo neste caso existe uma alteração específica relacionada ao folículo pilosebáceo.

O outro tipo são os chamados eflúvios, onde temos queda de cabelo difusa consequentemente ao que acontece no organismo. Esse tipo de queda pode acontecer devido à Covid e outras infecções, pós-parto, pós cirurgia, pós emagrecimento, hipotireoidismo, anemia entre outras.

Nesses casos não há problema específico com o folículo sebáceo, mas sim com o equilíbrio do organismo.

Neste texto vamos discutir a questão da calvície que é uma alopecia de causa genética/hormonal.

Efetivamente a calvície não é uma queda de cabelo em si, mas sim um processo de afinamento do fio causado pela genética e incrementado pela ação do hormônio androgênico no folículo. Cerca de 80% dos homens vão ter algum grau de calvície, enquanto isso vai acontecer em 50% das mulheres.

A calvície começa ocorrer em maior ou menor grau na puberdade e compromete somente os folículos do topo da cabeça.

Homens e mulheres têm padrões diferentes, a mulher retendo a linha frontal enquanto os homens têm as entradas características.

MASCULINA

calvície

FEMININA

calvície

No caso da calvície pode haver queda de cabelo um pouco mais intensa, mas o problema principal é o afinamento do fio que a cada ciclo vai progressivamente ocorrendo.

A calvície precisa de tratamento sob pena de o fio afinar totalmente e morrer.

Os tratamentos clássicos são finasterida, dutasterida e bicatulamida, além de Minoxidil tópico e oral. Também são utilizados tratamentos efetivos e adicionais como micro infusão de medicamentos na pele e plasma rico em plaquetas.

O mais importante é saber qual é exatamente o seu tipo de queda de cabelo para escolher o melhor tratamento.

Cuide-se.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &