Calvície e Melasma
Qual a relação?
Como queda de cabelo e manchas escuras no rosto podem ter algo em comum?
Essas questões preocupam e atrapalham a vida de inúmeras pessoas.
O cérebro dessas pessoas se fixa nesses problemas e não consegue dar atenção ao seu trabalho ou aos seus entes queridos, pois estão obcecados e autocentrados.
Então vamos eliminar esses problemas e preocupações para que o cérebro fique livre para pensamentos que realmente importem e tornem a pessoa feliz.
O ponto em comum entre a calvície e o melasma é a inflamação que está invisível para você, embora seja a protagonista dessas alterações.
Como assim?
Existe uma inflamação silenciosa em nossos corpos que irá estimular doenças para as quais você tem predisposição genética.
Essa tendência vai intensificando com a idade.
Várias outras doenças também têm relação com essa inflamação, tais como: psoríase, vitiligo, dermatite atópica, hidrosadenite, alergias, entre outros.
A calvície tem tratamentos clássicos, embasados cientificamente como: finasterida, dutasterida, minoxidil, mas não tratamos a inflamação, que também está presente e piora a queda de cabelo.
O melasma, por sua vez, não é uma simples mancha, mas também apresenta alterações inflamatórias importantes, como vasodilatação e destruição das fibras de colágeno.
No caso do melasma também existem vários tratamentos que focam na sua eliminação, mas não têm função para diminuir a inflamação.
Portanto, tanto para tratar a queda de cabelo como para melhorar o melasma, devemos diminuir a inflamação daquele indivíduo, com programações específicas em que podemos usar ativos tais como: ácido tranexâmico, ômega 3, coenzima Q10, cúrcuma longa, além dos acertos e equilíbrio da parte hormonal como melatonina, vitamina D, cortisol, DHEA, T3, estradiol e testosterona.
A abordagem integrativa propõe protocolos que individualizam a terapêutica conforme as necessidades de cada um, além dos tratamentos específicos para o crescimento do cabelo tais como micro infusão de medicamentos na pele (MMP), plasma rico em plaquetas (PRP) e também para o melasma como laser, microagulhamento, MMP, entre outros.
Então vamos parar de acreditar em milagres e entender que o verdadeiro milagre está na saúde integrada de cada indivíduo.
Quanto menos inflamação, menos tendência para qualquer doença, inclusive aquelas que você tenha predisposição.
Cuide-se!
Dra. Denise Steiner
CRM 36505 | RQE 6185