A menopausa chegou… Como ela afeta a pele?

Publicado por link9 em

Chamamos de menopausa a última menstruação das mulheres adultas, significando o esgotamento da ovulação e a baixa do hormônio feminino chamado estrogênio que é muito importante para a pele. Sem ele, após a menopausa a pele fica mais ressecada e flácida. O hormônio feminino é responsável por estimular o colágeno e manter a hidratação da pele. Além disso, esse hormônio também ajuda na qualidade e densidade capilar.

A mulher tem vários sintomas importantes durante o climatério que é o período próximo a última menstruação, entre eles calores, insônia, variações abruptas de humor e também incontinência urinária e dificuldades na relação íntima. A incontinência urinária acontece por falta de tonicidade da região e causa muito constrangimento pois a mulher nessa fase pode perder urina devido tosse, risada e pequenos esforços.

Além disso após a menopausa o relacionamento sexual pode se tornar mais dolorido devido ao afinamento e sensibilidade da pele. A mulher nessa fase fica fragilizada, pois além de todos os sintomas também perde autoestima e diminui o prazer do relacionamento sexual com seu companheiro.

Considerando essa situação, torna-se crucial a pesquisa e a procura por tratamentos eficazes e seguros que possam ajudar a mulher nesta fase de transição. A reposição hormonal é o tratamento clássico para esse período, porém esse tratamento pode causar efeitos colaterais e ser contraindicado para mulheres com câncer de mama.

Hoje existem outras opções para melhorar a qualidade da pele como laser e radiofrequência. O laser Erbium Yag é uma opção interessante pois libera calor na pele e através desse estímulo consegue melhorar o metabolismo celular. O aparelho tem uma ponteira especifica que é introduzido na vagina fazendo 360 graus de emissão para dar cobertura a toda área a ser tratada. Esse calor libera energia e favorece o estímulo do colágeno e hidratação da pele. O tratamento é indolor e são necessárias de 2 a 4 sessões com intervalo mensal. Essa modalidade de tratamento pode ser alternativa ao tratamento de reposição hormonal. O laser pode ser eficaz e seguro para a incontinência urinária leve e também para a atrofia e flacidez da mucosa e pequenos lábios. Dessa forma a relação sexual e o prazer podem ficar mais satisfatórios, ajudando a mulher nessa fase de fragilidade e baixa autoestima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &