A Acne pode piorar com a Covid

Publicado por link9 em

A acne é uma doença inflamatória da pele, que compromete cerca de 50 milhões de pessoas nos EUA e 80% dos adolescentes no mundo.

Causa distúrbios sérios na auto estima especialmente em adolescentes e pode deixar cicatrizes muito profundas para toda a vida.

A acne compromete homens e mulheres com predisposição genética, principalmente na fase da puberdade, mas pode atingir mulheres adultas que não apresentaram a mesma no período da adolescência. Nesse caso, essa mulheres podem apresentar alterações hormonais como ovário policístico ou hiperplasia adrenal congênita.

A acne também pode ser uma reação devida a medicações principalmente por remédios à base de cortisona. A acne apresenta-se como comedões, pápulas, pústulas e nódulos avermelhados e doloridos na face e tronco.

A acne é uma doença inflamatória que piora com vários fatores do meio ambiente como sol, poluição, doenças, medicamentos, estresse.

A Covid é uma doença viral que desencadeia uma cascata inflamatória e pode piorar a acne com aumento de lesões, dor e avermelhamento.

Quando houver necessidade do uso de corticosteróide também pode haver aparecimento de novas lesões acneicas ou piora dos pré-existentes.

O tratamento da acne deve ser o mais precoce possível para evitar o aparecimento de cicatrizes. O tratamento ideal da acne vai depender do grau e intensidade da mesma, assim como da idade e condição de cada pessoa comprometida.

São usados produtos tópicos como retinóides, peróxido de benzoila, ácido azelaico, ácido salicílico.Também muitas vezes são necessários antibióticos sistêmicos ou mesmo a isotretinoina que cura 85% dos pacientes com somente um ciclo de tratamento.

O “Skincare” da pele com acne é fundamental, com um sabonete, hidratante e filtro solar, todos específicos e indicados para a pele oleosa e acneica.

Além do cuidado diário para manter a barreira cutânea equilibrada e eficiente, também é necessária atenção especial à dieta.

Estudos científicos atuais comprovam que alimentos com alto índice glicêmico favorecem a inflamação e pioram a acne. Leite e derivados aumentam um hormônio chamado IGF1, que provoca inflamação e também piora a acne.

Uma vez que o tratamento da acne com medicações e também luz ou laser melhora a inflamação, aí podem ser tratadas as cicatrizes. O ideal é tratamento precoce para evitar essas marcas que, infelizmente, uma vez existentes, não desaparecem  completamente.

Cuide-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &