TOXINA BOTULÍNICA
A toxina botulínica veio definitivamente para fazer parte do arsenal terapêutico do envelhecimento cutâneo. Hoje, muito mais do que melhorar uma determinada ruga de expressão, ela pode ser usada para levantar o rosto e melhorar o contorno facial, inclusive ocidentalizando o rosto oriental devido ao afinamento e alongamento conseguidos com seu tratamento. A ideia é evitar o congelamento facial, deixá-la com uma aparência mais jovial e descansada, além de prevenir a instalação das rugas.
Muito se fala a respeito da melhor idade para realizar a aplicação da toxina botulínica. Mas não há a resposta certa para esse questionamento, pois tudo irá depender de cada caso individualmente. Enquanto uma pessoa pode ter a expressão carregada com 30 anos, outra com 50 anos apresenta o rosto liso e relaxado.
A aplicação no músculo masseter pode ajudar no contorno facial, principalmente em mulheres que não gostam do rosto quadrado; já nos homens, o masseter hipertrofiado é considerado másculo e bonito. O músculo abaixador do canto da boca, que é um músculo triangular, que começa no canto dos lábios e termina na linha da mandíbula, é importante para definirmos o contorno facial e melhorarmos a flacidez e até o chamado bigode chinês. É um ponto perigoso, pois, por questões anatômicas, pode ser atingindo o músculo abaixador do canto da boca e provocar assimetria no sorriso. Por último, o platisma, que é o músculo do pescoço e tem uma inserção na mandíbula, responsável pela flacidez e falta de contorno logo abaixo da linha do queixo e mandíbula. A aplicação da toxina botulínica neste músculo melhora a flacidez e previne o envelhecimento dessa região.
Em relação aos pacientes candidatos a essas aplicações, é importante conversar muito com o médico dermatologista que é especialista nessas aplicações. Isso porque é importante avaliar se há indicação e se não existem problemas individuais que impeçam de fazê-lo, como doenças neuromusculares, infecções e uso de antibióticos. A duração do tratamento é de aproximadamente 5 meses, porém não existe o efeito “abóbora” da história infantil da Cinderela. Isto quer dizer que haverá um efeito inicial e a pessoa não acordará de um dia para o outro flácida e enrugada. O relaxamento e a ação que a toxina botulínica produz persistem alguns meses a mais, pois a pele descansou e o músculo ainda não está tão potente.
Lembrar sempre que o uso dessa substância é seguro e cientificamente comprovado, no entanto o profissional médico deve ser especializado, conhecer profundamente a anatomia, os pontos perigosos e especialmente saber corrigir e tratar qualquer complicação.
Ola dr. boa noite meu nome é Luan sou de Guarapari Espirito Santo. Tenho uma filha de um ano e seis meses, ela possui umas manchas na pele marrom pelo corpo a maioria é na região do tórax. Não coçam, mas quando o pediatra daqui a esfregou vermelharam e incharam um pouco mas foi temporário, logo voltaram ao normal. Ela não tem febre constantes é muito elétrica e saudável.
Foi feito o exame de de sangue para medi uma taxa referente a isso ( a qual não me recordo o nome ) mas não deu uma taxa muito alta deu 680* disseram que não era sério, mas deveria ser observado a longo prazo, e até hoje é acompanhado. Ela tem varias, e uma em questão na região do bumbum inchou e permanece um pouco inchado. Minha duvida, devo me preocupar, o que é isto? se a senhora se interessa entre em contato comigo, SERIA MUITO IMPORTANTE PARA MIM.
Luan, essa questão é bastante complexa e peço até desculpas, mas você está fazendo uma consulta por internet e nosso órgão oficial regulador, que é o CFM (Conselho Federal de Medicina), não permite que o médico faça consulta pela internet sem examinar o paciente. É claro que pra dizer algo, é preciso examinar a sua filha e estou inteiramente à disposição para isso. Mas, pela internet, parece ser uma mastocitose e é preciso ter controle. Tem que procurar e conversar com o médico que a atendeu; se não foi um dermatologista é preciso buscar um dermatologista que faça atendimento de doenças de pele, para conversar e esclarecer suas dúvidas, e ver o tipo de controle que é preciso ter. Esse quadro que eu acho que pode ser, mas não posso ter certeza sem examinar, pode se tratar de um tipo de mastocitose, mas como disse, é importante ter um médico acompanhando e que você siga as orientações de forma adequada.
Obrigada.