O peeling de fenol é considerado um peeling profundo, pois atinge camadas internas da pele como derme média. Qualquer peeling provoca renovação e troca de pele, mas nesse caso, a profundidade atingida, promove grande estímulo a formação de colágeno novo. O período ideal do ano para realizar qualquer tipo de peeling é o inverno, pois a pele precisa ser protegida do sol.
Existem muitos tipos de peeling de fenol, conforme seja utilizado somente o fenol 88% ou misturas com óleo de cróton, septisol e água.
Esse peeling precisa ser realizado por médico dermatologista, pois a substância é muito agressiva, sendo cardiotóxica e nefrotóxica. Isto significa, que todo paciente, que for realizar esse tipo de peeling, precisa de uma avaliação prévia com exames de sangue e também eletrocardiograma. Além disso, a pele deve ser preparada para que a cicatrização seja mais eficiente e também para que haja menos hiperpigmentação.
O procedimento é feito pelo médico especialista, em ambiente adequadoe em toda a face, com ênfase nas regiões com mais rugas. No pescoço, o peeling deverá ser mais fraco, respeitando a diferença na cicatrização.
O peeling de fenol é indicado para peles fotoenvelhecidas, preferencialmente mais claras, com muitas rugas e também flacidez. A região em volta dos olhos e também ao redor da boca são especialmente beneficiadas.
A recuperação deste peeling é demorada e por cerca de 7 a 10 dias haverá descamação e crostas que devem receber cuidados específicos. A limpeza, a hidratação e a alta proteção solar são fundamentais.
O resultado é especial, com melhoria marcante da textura da pele, assim como das rugas e flacidez. Devido ao fato dessa boa resposta estar relacionada a resposta da pele com renovação, produção de colágeno e remodelação, ela será muito duradoura. No entanto, esse resultado final irá depender da indicação, do tipo de pele, preparo, técnica em si e também os cuidados no pós procedimento.