O que é a Medicina Regenerativa?

O que é a Medicina Regenerativa?
Como pode ajudar a nossa pele?
Medicina regenerativa é aquela que procura regenerar e recuperar a função celular dos tecidos e do próprio organismo.
Quando pensamos em dermatologia estética vale ressaltar que ela procura melhorar a aparência, enquanto a dermatologia regenerativa estética melhora a função e consequentemente a aparência.
A dermatologia regenerativa conta com vários recursos como: células tronco, plasma rico em plaquetas, exossomas, gordura mesenquial dos enxertos de gordura entre outros.
Várias alterações dermatológicas podem ser tratadas através da medicina regenerativa como: alopecia androgenética, dermatite seborreica, acne, melasma, envelhecimento cutâneo.
O plasma rico em plaquetas é um procedimento em que é colhido o sangue do paciente, centrifugado, separando a parte vermelha do plasma. Esse plasma é rico em plaquetas, que são células que contêm vários fatores de crescimento.
Esse plasma é então aspirado e aplicado na pele doente.
Inúmeros trabalhos demonstram os resultados positivos do tratamento com plasma rico em plaquetas.
Os exossomas são microvesículas de comunicação celular que também melhoram a qualidade da pele.
Os exossomas utilizados podem ser espalhados na pele sã por meio de drug delivery após o laser ou microagulhamento.
Essas microvesículas podem melhorar muito a funcionalidade da pele.
Os transplantes de gordura contam também com as células tronco que estimulam a regeneração do local e fazem o papel de preenchimento saudável.
Lembrar que a medicina regenerativa atua de maneira complexa, interagindo com o sistema imunológico.
Sendo assim, é importante lembrar que o pilares de saúde precisam ser otimizados, quais sejam, a dieta, sono, exercícios físicos e controle do estresse.
Caminhamos assim para aperfeiçoar os tratamentos, utilizando os recursos da medicina regenerativa. Aliando boa saúde com procedimentos dessa medicina restauradora podemos prever um envelhecimento saudável com autonomia e felicidade.
Cuide-se.