Tendências e novidades: fios de sustentação para melhorar a pele
O que é?
O uso de fios de ácido polilático vem obtendo bons resultados no tratamento da flacidez cutânea. Trata-se de um fio que tem cones deste mesmo material, que ajudam no tensionamento e levantamento da pele. É um procedimento minimamente invasivo, feito em ambulatório, porém com os cuidados de assepsia de um procedimento cirúrgico. A anestesia é feita com lidocaína injetada no local da entrada e da saída da agulha.
A colocação específica segue os vetores físicos que ajudam na sustentação do contorno. Além do efeito de levantamento, também há estímulo de colágeno novo, devido ao produto do qual ele é feito. O ácido polilático é sabidamente um produto estimulador de colágeno.
Após a colocação do fio é necessário um repouso relativo dos músculos faciais, sendo recomendado alimentar-se de líquidos e manter o abdômen para cima durante o sono noturno.
A pele fica ligeiramente repuxada no local da entrada da agulha. Em geral, não há dor nem edema importantes. Os resultados totais e finais ocorrem após 3 meses, quando já acontece o estímulo do colágeno.
O melhor paciente para a realização desse procedimento é aquele com flacidez e também perda de contorno facial, sem gordura excessiva na região.
Os fios também podem ser combinados com procedimentos de preenchimento. O fio não ficará definitivamente na pele, mas a duração é de cerca de 1/5 ano.
O custo benefício é bastante interessante, mas é sempre importante lembrar que é fundamental realizar procedimentos estéticos-médicos com especialistas em clínicas capacitadas.