Causas e tipos de Celulite
O que causa o aparecimento da celulite?
Conhecida como lipodistrofia ginoide LDG, a celulite é um desequilíbrio de líquidos, vasos e gordura e se manifesta na mulher modificando a estrutura da pele, principalmente nas regiões dos glúteos e a face posterior das coxas. A LDG é dividida em 4 estágios, de acordo com a gravidade:
Grau I: assintomático, sem lesões, tem história familiar. Ocorrem alterações ao nível das células adiposas,observadas somente ao microscópio.
Grau II: as alterações são visíveis ao contrair a musculatura ou comprimir a pele.
Grau III: são observadas ondulações, conferindo à pele aspecto em “casca de laranja”. Neste grau, a LDG pode ser dolorosa.
Grau IV: semelhante ao grau III, porém mais severo. Ocorrem nódulos visíveis, dolorosos, grande alteração do relevo da pele, podendo ocorrer aderência aos planos profundos.
As causas da LDG são variadas:
– Hereditariedade: a estrutura do tecido adiposo é determinada geneticamente. Algumas pessoas têm maior tendência à formação de celulite, provavelmente por uma predisposição do tecido adiposo e alterações circulatórias de sangue e outros líquidos.
– Fatores hormonais: os hormônios femininos são os principais causadores de celulite. Por esse motivo as mulheres são as principais afetadas. O problema em geral se inicia na puberdade, quando tem início a produção dos hormônios femininos. Qualquer doença que provoque uma alteração hormonal favorecerá a piora da LDG. Uso de medicamentos com hormônios, como anticoncepcionais, também podem desencadear ou agravar o quadro.
– Má alimentação: o descontrole alimentar é um forte componente para o agravamento do problema. Nosso corpo tenderá sempre a estocar energia. Toda dieta hipercalórica e hipergordurosa favorecerá a formação de novas células de gordura. Mais células de gordura numa área onde a circulação sanguínea já é deficiente, só agravarão o problema.
– A ingestão de líquidos também é fator fundamental; quanto menos líquido ingerido, mais ficarão retidos produzindo edema no local.
– Vida sedentária: quanto menor for a atividade física, menor será a ativação da circulação sanguínea e da drenagem normal da pele. Exercício físico é importante também na queima de calorias.
– Tabagismo: é conhecido que o cigarro prejudica a circulação sanguínea.
Como posso evitar a celulite?
Não há como alterar a influência hereditária; porém, para todos os outros fatores causais da celulite, existe algo a ser feito.
A atividade física tem muitos benefícios; ativa a circulação, aumenta a queima calórica, diminui o stress e melhora a postura. Hábitos saudáveis como não fumar, não beber em exagero, manter uma dieta balanceada, com ingestão de muita água e diminuição de sal, também são fundamentais.
Devemos nos preocupar com a prevenção, principalmente a partir da puberdade, porque até esta fase são poucos estímulos que irão favorecer a celulite. Logicamente pessoas com maior tendência familiar deverão ter mais cuidado, principalmente relacionados a manter o peso, no sentido de manter uma dieta equilibrada, beber muito líquido, fatores hormonais, que devem ser avaliados e tratados; e além disso, a pessoa deve também fazer exercícios físicos regulares e moderados.
A palavra chave na prevenção da celulite é EQUILÍBRIO.
Leia mais
CeluliteCelulite e estria em criança
Perguntas