Vitiligo: vitaminas para o seu tratamento
O vitiligo é uma doença de pele de causa desconhecida, onde aparecem manchas totalmente brancas, causando problemas relacionados ao convívio social e autoestima.
Os resultados de um tratamento científico desenvolvido durante o Meeting of American Academy, congresso americano que reúne cerca de 10.000 médicos, mostraram que o tratamento para vitiligo pode ser feito com o uso de algumas vitaminas.
Os pacientes com vitiligo, quando comparados com a população normal, apresentam taxas sanguíneas muito baixas de ácido fólico, Vitamina B12 e Vitamina C. Uma alimentação sem verduras e folhas verdes pode deixar organismos deficientes em alguns elementos importantes, principalmente ligados ao metabolismo do ferro.
Sabe-se hoje que o melanócito (célula produtora do pigmento chamado melanina) sofre um processo de agressão, desaparecendo ou perdendo sua função de produtor de melanina. Se de um lado há nesse processo a formação de produtos tóxicos que podem ser responsáveis pelo ciclo de destruição do pigmento (Vitamina C) combinados a fatores importantes, como Vitamina B12 e Ácido Fólico, podem ser cruciais na preservação celular.
Alguns pacientes foram tratados com um pool vitamínico (Ácido Fólico + Vitamina B12 + Vitamina C) durante seis meses, sem qualquer outra medicação, e os resultados obtidos foram excelentes, sem qualquer efeito colateral. Nota-se portando que o aspecto nutricional, que é pouco explorado no tratamento do vitiligo, dá bons resultados e pode ser facilmente corrigido.
Leia mais
VitiligoVitiligo: problema que pode ser contornado
Tratamento com Imunomodulador