Tipos de psoríase
- Psoríase em placas: é a forma mais comum da doença, afeta 80% das pessoas que possuem a dermatose. É encontrada principalmente nos cotovelos, joelhos, dorso e couro cabeludo.- Psoríase do couro cabeludo: geralmente associada à psoríase em placas, atinge entre 50% e 80% da população que possui a doença. O couro cabeludo fica vermelho, com escamas, podendo coçar. Às vezes as lesões se extendem e acometem a região da testa também.
- Psoríase ungueal: afeta as unhas das mãos e dos pés. Faz com que a unha cresça de forma anormal, engrosse, escame, mude de cor e até se deforme. Em alguns casos, a unha chega a descolar do leito ungueal.
- Psoríase palmoplantar: lesões que podem ocorrer só nas palmas, só nas plantas ou nos dois locais. O aspecto pode ser de engrossamento da pele com descamação levando a rachaduras doloridas. As lesões podem ser vermelhas com descamação e também podem ter pústulas.
- Psoríase gutata: esse tipo de psoríase atinge, na maioria dos casos, crianças e adolescentes e aparece como pequenos pontos vermelhos escamosos na pele. A psoríase gutata pode, posteriormente, transformar-se em psoríase em placas mas também têm maior chance que os demais tipos de curar e não surgirem mais lesões
- Psoríase pustulosa generalizada: pode ocorrer por dois motivos: complicação da psoríase em placa ou resultado da interrupção do tratamento da doença. Esse tipo da doença aparece em menos de 5% das pessoas que a possuem.
- Psoríase invertida: esse tipo é menos comum e ocorre em forma de manchas vermelhas que podem ficar descamativas ou podem também ficar lisas e brilhantes devido à umidade do local. Aparecem nas dobras da pele, normalmente nas axilas, virilha, debaixo das mamas e na região interglútea.
- Psoríase eritrodérmica: é um dos tipos mais raros de ocorrer, mas um dos mais graves da doença. Ela pode aparecer em forma de manchas vermelhas escamosas que cobrem quase o corpo inteiro, comprometendo a proteção da pele, podendo levar a desidratação, infecções e eventualmente necessitando internação do paciente.
- Artrite psoriásica: estima-se que 30% das pessoas que possuem psoríase também desenvolvem a artrite psoriásica. Essa doença é caracterizada por dor, rigidez e inchaço em torno das articulações e pode levar a deformidades, devendo ser tratadas com muita atenção.