Protetor Solar

Dicas importantes para proteger a pele dos raios solares e do consequente envelhecimento precoce

 

Fotoproteção

O sol é necessário para ativar a vitamina D no nosso organismo e evitar o raquitismo. Apenas 10 minutos diários de sol são suficientes para prover todas as nossas necessidades. Para o bronzeamento é necessário um tempo muito maior de exposição ao sol, e , embora a pele bronzeada seja muito “cultuada” em nosso meio, a verdade é que este costume pode causar sérios danos à pele devido ao efeito cumulativo da radiação solar.

 

1 – Por que é tão importante se proteger do sol ?

Além do Câncer de pele, o sol está diretamente relacionado ao envelhecimento precoce da pele, além das queimaduras, desidratação e da insolação. Por isso, a prevenção do câncer e muitas outras doenças de pele devidas ao sol é extremamente importante e se inicia na infância, devendo manter-se por toda a vida.

 

2 – Como se proteger ?

Há vários modos de se proteger do sol. O mais importante simples e barato é nunca se expor ou evitar sair de casa nos horários em que ele é mais forte. Como nem sempre isso é possível, faz-se necessário o uso de “sombrinhas”, chapéus, roupas que cubram do decote até os punhos e tornozelos… Mas dificilmente alguém sai desse jeito nas ruas… então, como fazer? Daí a necessidade do uso de fotoprotetores!

 

3 – O que são FOTOPROTETORES?

São loções capazes de nos proteger por algum tempo dos efeitos nocivos da luz do sol. Hoje em dia também existem em creme, gel, spray… Eles contêm os chamados “filtros solares”, que são substâncias que filtram a luz, deixando passar apenas os raios menos nocivos à nossa pele.

 

4 – O que é FPS ?

Significa Fator de Proteção Solar e é indicativo do tempo que a pessoa pode permanecer ao sol de modo mais seguro. Por exemplo: se uma pessoa sem proteção manifesta uma leve vermelhidão (que é o início da queimadura solar) após 10 minutos de exposição ao sol, ao utilizar o FPS 15, poderá permanecer um tempo 15 vezes maior (ou seja, 150 minutos, ou 2 horas e meia) até que se inicie a tal vermelhidão. Assim, o FPS 15 não significa que a pessoa pode permanecer ao sol por 15 horas direto e nem até 15 horas. da tarde… e sim, que essa pessoa deverá usar esse produto pelo menos a cada 2 horas e meia. Lembremos que esse tempo varia de pessoa para pessoa, pois cada pele é diferente, e se queima em tempos diferentes.

 

5 – E os Bloqueadores?

Costumam ser fotoprotetores mais “fortes” (em geral, FPS maior que 20) pois além de filtrar os raios eles também os refletem. Mas nem sempre isso está bem claro nas embalagens desses preparados.

 

6 – E os Bronzeadores?

Cuidado!!! muitas vezes estes são confundidos com os fotoprotetores, por isso muita gente acredita que apenas o uso dos bronzeadores para escurecer a pele já é suficiente para se protegerem do sol. Nem sempre o conteúdo de filtros nesses preparados é suficiente para efetuar uma fotoproteção adequada.

 

Dicas de como usar o fotoprotetor:

a) Escolha sempre FPS 15 (ou maior, se seu médico assim orientar), prefira também os que protejam contra os raios UVA, UVB (ultravioleta A e B); já existem os que protegem contra a radiação infravermelha (verificar embalagem).

b) Se sua pele for seca prefira cremes ou loções;

c) Se sua pele for oleosa prefira os géis ou loções mais suaves;

d) Aplique 20 minutos antes de se expor ao sol, em todo o rosto e corpo (equivale a cerca de 4 a 7 colheres do produto), espalhando-o de modo bem homogêneo;

e) É aconselhável a reaplicação pelo menos a cada 2 horas (se estiver no litoral ou clube) ou após cada mergulho (mesmo os que são à prova d´água acabam saindo em maior ou menor grau). Na cidade, aplique a cada 3 ou 4 horas em toda área que estiver exposta à luz. Se transpirar demais, também é aconselhável reaplicar mais vezes;

f) Não se esqueça das orelhas, nuca, dorso dos pés;

g) Caso não haja restrições, use também os fotoprotetores labiais no nariz e ao redor dos olhos;

h) Mesmo usando protetor, não fique ao sol entre 10 e 16 horas. Se tiver de se expor, permaneça na sombra usando também camiseta, boné e óculos de sol; estar na sombra não significa estar completamente protegido, pois a luz se reflete na areia, água, mar, neve, cimento, atingindo a pele;

i) O uso dos fotoprotetores não dee se limitar ao verão, mas ao ano todo, mesmo nos dias mais nublados.

 

Outras dicas

– Bronzeamento artificial é um procedimento contraindicado pois causam os mesmos efeitos maléficos do sol. Além disso, nem sempre as câmaras bronzeadoras são confiáveis ou providas de filtro adequado;

– Devido ao fato do calor poder degradar o fotoprotetor, não é conveniente guardá-lo aberto de um ano para o outro;

– Beba sempre muitos líquidos para evitar a desidratação;

– Contato com frutas (figo, além das cítricas), maquiagem, perfumes, medicamentos e cosméticos podem levar a reações da pele especialmente quando exposta ao sol, surgindo manchas ou até bolhas e queimaduras;

– Hidratantes: use-os após cada período de exposição ao sol e após os banhos;

– Crianças: a partir dos seis meses de idade deve ser iniciado o uso de um protetor solar apropriado para bebês. Antes disso, eles devem sempre permanecer à sombra e protegidos com chapeuzinhos (nunca expostos diretamente à radiação solar). Crianças maiores costumam permanecer ao sol muito mais que os adultos, recebendo doses muito altas de radiação. É fundamental a fotoproteção na infância devido aos perigos que a não proteção implica para o futuro adulto. Cuidemos de nossas crianças, incutindo neles o hábito do uso dos fotoprotetores;

Atenção! Sol demais é perigoso até com fotoprotetor!!! Muita gente se ilude achando que usar um FPS alto só uma vez ao dia ou um FPS baixo várias vezes ao dia as protege adequadamente, e acabam se expondo exageradamente ao sol. Ou muitas vezes não espalham o produto uniformemente em toda pele, nem após contato com a água. Muitos também acreditam que usar FPS significa, automaticamente, que podem abusar do sol a todo momento. Nessa ilusão, muita gente tem sofrido os males devidos ao sol bem mais precocemente. Todo cuidado é pouco! Mesmo com os filhos deve-se evitar o sol das 10 às 16 horas, além de tudo que já foi abordado aqui.

A Ciência tem caminhado cada vez mais na busca de fotoprotetores ideias, com menor efeito alergênico e maior eficácia. Mantenha-se sempre informado junto ao seu médico, seguindo antes de tudo as orientações dele, especialmente se houver algum parente seu com câncer de pele.

Leia mais

Dermatologia Clínica
Obesidade e Pele
Dicas para a pele no Verão
Fatos e Casos de Verão
Dicas para a pele no Inverno
Vitaminas
Tabela de Vitaminas

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br