Mapeamento corporal de nevos

Mapeamento corporal de nevos

O mapeamento corporal de pintas ou mapeamento corporal por dermatoscopia digital é o exame que permite o diagnóstico precoce de câncer de pele. Este exame é realizado com um equipamento, o Fotofinder, que busca diferenciar entre uma lesão benigna e uma lesão tumoral, maligna. Trata-se de um exame não invasivo no qual são retiradas fotos do corpo e das pintas, e analisado com um software o potencial de malignidade de cada uma dessas lesões. Para retirar fotos das pintas é utilizado um dermatoscópio.

Dermatoscópio

Dermatoscopio é um equipamento composto de por uma combinação de lentes de aumento com luzes que permitem o estudo detalhado das lesões de pele, a Dermatoscopia. As luzes utilizadas na dermatoscopia são polarizadas, que permitem uma menor refração da luz e quando em contato com a pele e combinadas com as lentes de aumento permitem a visualização de determinadas estruturas. A visualização dessas estruturas permite realizar uma melhor hipóteses diagnóstica de todas as lesões de pele. O mapeamento corporal de nevos e feito por meio da Dermatoscopia Digital.

Fotofinder (Dermatoscopia Digital)

Quando de fala de mapeamento corporal por dermatoscopia digital a empresa Fotofinder apresenta a melhor tecnologia existente, trata-se de uma empresa Alemã que se uniu com a Universidade de Tubigen para criar a melhor tecnologia em diagnosticar câncer de pele precocemente. Este equipamento une a dermatoscopia com um software e permite inúmeras vantagens como: aumento considerável da imagem, de 20-70 vezes, inúmeras ferramentas de auxílio para diagnóstico correto das pintas. Esses software permite o acompanhamento por anos das pintas com a tecnologia que permite ver mesmo pequenas nuances.

Como é realizado o exame de mapeamento corporal de nevos ?

O mapeamento corporal por dermatoscopia digital é realizado da seguinte maneira: inicialmente são tiradas fotos do corpo do paciente, é aconselhado o paciente ir com roupas intimas confortáveis. Neste momento são analisadas quais pintas ou lesões são mais importantes de serem fotografadas, essas lesão são identificadas nas fotos do corpo e então são retiradas as fotos pela dermatoscopia. Após a retiradas dessas fotos o paciente é liberado e o médico faz uma revisão nas fotos tiradas e elabora um laudo do exame.

Como é entregue o laudo do exame ?

Após a analise detalhada de cada pinta ou lesão e utilização do software presente no Fotofinder as lesões são descritas e classificadas de 3 maneiras:

1- Lesão benigna sem necessidade de acompanhamento

2- Lesão com potencial maligno. ( Neste caso o médico que já acompanha o paciente deve definir qual a melhor conduta a ser tomada)

3- Lesão indefinida: são lesões que apresentam critérios duvidosos, mas que com uma nova foto em 3 meses, pode ser reclassificada nos grupos iniciais.

O paciente recebe o laudo, com as fotos do corpo, as fotos dermatoscopicas das lesões e a classificação acima, além de sua descrição, e deverá entregar ao médico que solicitou.

No caso de um paciente com a correta indicação este exame deve ser repetido anualmente, com o objetivo de identificar novas lesões que possam ter surgido e modificações nas lesões já fotografadas.

Para quem é indicado o mapeamento corporal por dermatoscopia digital ?

Apesar de ser a melhor forma de identificar um câncer de pele o mais precocemente e o mapeamento corporal de nevos não é indicado para todo mundo, mas apenas para aqueles com maior risco de câncer de pele. Os pacientes que apresentam maior risco são aqueles com história de melanoma em mais de um parente de primeiro grau, aqueles que já tiveram um melanoma e aqueles que apresentam inúmeras pintas (mais de 50-70).

Eventualmente o médico dermatologista que te acompanha pode considerar que seja indicado o exame, neste caso, deve ser realizado.

No caso de dúvidas sobre o exame entre em contato conosco.

Este texto foi escrito por: Gustavo Longhi Bedin – CRM-SP 162471

 

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &