Mitos e verdades sobre cabelo
Há uma crença de que no outono o cabelo cai. É verdade?
É puro mito. O que pode acontecer, segundo o dermatologista Otavio Macedo, de São Paulo, é coincidir dessa estação do ano ser o fim do ciclo de vida de alguns fios (dividido em crescimento, repouso e queda), que dura cerca de oito meses.
A oleosidade traz queda?
A oleosidade excessiva surge de um processo inflamatório chamado de seborréia e vem junto com a queda, com crostas e até com possíveis descamações do couro cabeludo.
E o secador e a escova?
O calor do secador provoca a vasodilatação e a abertura dos poros, facilitando a saída dos fios do couro cabeludo. Já as escovas são inocentes. O que pode acontecer é terem cerdas muito duras, que quebram os fios ou arrancam a raiz.
No cabeleireiro, o que derruba?
Cuidado com permanente, tintura ou descoloração. Opte por marcas conceituadas, que não alteram a estrutura dos fios: além de elementos químicos, possuem hidratantes e proteínas similares às encontradas no próprio cabelo. Mas não abuse: faça um procedimento por vez e de intervalos de, no mínimo, uma semana. Agora, se o produto for desconhecido, passe longe: ele pode levar a processos inflamatórios e até queda. Também procure enxaguar bem o cabelo depois do banho de creme, do xampu e do condicionador para evitar que os resíduos deixem os fios pesados e o couro cabeludo oleoso, prejudicando o transporte de nutrientes e causando o problema.
Condicionador é uma ameaça?
á correntes divergentes. Segundo o Dr. Sérgio Teixeira, autor de medicina Holística – a harmonia do Ser Humano, xampus e condicionadores que contem derivados de alumínio enfraquecem a raiz, levando à queda. Já a medicina tradicional acredita que todos os ingredientes desses produtos são inofensivos ao cabelo.
Leia mais
Cabelo também envelheceHistória da clínica en relação ao cabelo
Perguntas e respostas sobre cabelo
Por que os cabelos ficam grisalhos?