CÂNCER DE PELE E ENVELHECIMENTO

Publicado por denisesteiner em

Já sabemos que o câncer de pele é o mais frequente entre todos os tumores malignos e devemos preveni-lo com o uso do filtro solar. Porém, é importante saber que a expectativa de vida cresce exponencialmente, e assim sendo, todos poderemos vir a ter um câncer de pele.

Com o envelhecimento do organismo, num determinado momento, nossas células vão escolher entre envelhecer (senescência) ou transformar-se em células cancerosas. Porém, todos os movimentos geram uma reação e quanto mais os tumores aumentam, mais existirão remédios para os mesmos. Sendo assim, hoje já existem muitos recursos para tratamento do câncer de pele, além da retirada cirúrgica do mesmo.

Os principais tumores de pele são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma, sem esquecer da queratose actínica, que é o pré-câncer de pele mais comum e prevalente. Para tratar o câncer de pele não melanoma e também a queratose actínica e o campo cancerizável, existem ativos como:  imiquimod, ingenol mebutate e 5-Fluoracil. Em relação ao melanoma, além da cirurgia e para estados mais avançados, há terapias com medicamentos biológicas como veramurofinid e a imunoterapia. Esses novos medicamentos são cada vez mais eficazes, porém causam a efeitos colaterais como: rash ou avermelhamento cutâneo, lesões ulceradas e descamativas, além de queda de cabelo, inflamação no couro cabeludo e nas unhas. Os cabelos e as unhas, podem também ter mudança de cor e fragilidades extrema.

O dermatologista é o especialista que tem condições de examinar essa pele alterada e fazer o diagnóstico específico, tanto do tumor como dos efeitos colaterais dos medicamentos.

É necessário e importante lembrar que cuidados que cuidados preventivos com pele, cabelo e unhas, podem evitar os efeitos colaterais desses medicamentos.

Estamos entrando numa nova era, onde ficaremos mais velhos e também com mais doenças relacionadas à idade. O grande desafio neste momento é a qualidade de vida para desfrutar com saúde os anos que teremos a mais. Nesse sentido, o ideal é conhecermos e cuidarmos do nosso corpo, pois cada qual terá suas fragilidades e dessa foram poderá se prevenir de acordo com sua individualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &