CABELOS

Publicado por denisesteiner em

A importância do cabelo para o ser humano tem duas óticas: a primeira, fisiológica, da proteção contra o meio ambiente; a outra, psicológica ou emocional, sendo esta incomensurável.

Como assume uma importância grande na esfera emocional, é interessante notar que, quando uma pessoa começa a perder cabelos, ela fica desesperada, pois esta é uma parte do corpo que se tem bastante controle, isto é, podemos cortar, pintar, fazer penteados, alisar, enrolar etc., e que, quando não podemos mais controlar, dá-nos a sensação de impotência em relação ao nosso corpo.

Os cabelos existem para proteger regiões, como o couro cabeludo, contra a ação do frio, do calor e do excesso de luz solar. Além disso, também revelam a saúde do nosso organismo e podem sofrer por causa de doenças internas, ou mesmo, agressões externas, como uso de produtos inadequados ou excesso de química (tinturas, por exemplo) e de sol. No caso de doenças, eles podem cair ou afinar e, em relação às tinturas, podem ressecar.

No couro cabeludo existem de 100 mil a 150 mil fios. O cabelo tem um ciclo de vida contínuo e passa por fases de crescimento e de repouso. Cada fio vive uma etapa específica, que se distribui em 85% no período de crescimento (anágena) e 15% no período de repouso (telógena). Isso significa que temos sempre mais cabelo crescendo do que caindo. A duração da fase de crescimento é, em média, de quatro anos. A queda de alguns fios ao lavar ou pentear é normal e podemos perder cerca de 100 fios por dia. É preciso, sim, prestar atenção quando houver aumento significativo da quantidade de fios que caem.

O fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas e minerais em sua base (bulbo) e elas são diretamente influenciadas pela nutrição e fatores hormonais. O cabelo está em constante renovação, passa por ciclos de crescimento, repouso e queda. Porém, se caírem excessivamente e demorarem a crescer deve-se procurar um profissional, a fim de fazer uma avaliação das possíveis causas desta queda. Fatores como hereditariedade, alterações hormonais, uso de medicamentos, utilização de químicas de tratamento capilar, carência nutricional (por exemplo deficiência de ferro), fluxo menstrual na mulher muito intenso ou de duração prolongado, diabetes, alteração da tireoide, gravidez, interrupção do uso de anticoncepcionais, seborreia, dietas restritivas, infecções ou febres, ovário policístico, entre outros; podem interferir na saúde dos cabelos. Muitas vezes, existem alterações hormonais ou metabólicas que precisam ser controladas, para que os fios cresçam saudáveis. Alimentação é outro fator importante, deficiência vitamínica ou de ferro, por exemplo, muito comum nas mulheres, devem ser corrigidas. É importante que o dermatologista faça uma avaliação completa para direcionar adequadamente as medidas terapêuticas.

Os cabelos precisam ser limpos com frequência. A lavagem pode ser feita dependendo da necessidade de cada um, sendo que lavar todos os dias, ou duas vezes por semana não provoca queda, contanto que o cabelo permaneça limpo. O xampu ideal é aquele adequado para cada tipo de cabelo.  Ele é a formulação com um balanço entre substâncias limpadoras e condicionadoras indicadas para cabelos oleosos, mistos e secos. O xampu não causa queda de cabelo e também não combate a mesma.

Outro mito é que lavar os cabelos todos os dias faz com que a raiz apodreça. Isso não é verdade. A frequência das lavagens deve ser determinada pelas características do couro cabeludo. Um couro cabeludo que produz mais oleosidade, deve ser lavado mais frequentemente do que um couro cabeludo mais seco. O importante é manter a raiz sempre limpa, livre do acúmulo de suor, sebo e impurezas. A água não entra na raiz dos cabelos, portanto, não pode apodrece-la.

Os xampus são formulações que contêm substâncias que limpam os fios e couro cabeludo, evitando dermatites, caspa e infecções por fungos e bactérias. Hoje há produtos com funções mais complexas, como aumentar ou diminuir o volume, restaurar e facilitar o ato de pentear. Não existem xampus anti-queda, os assim denominados, apenas melhoram a condição do couro cabeludo e podem ajudar em outros tratamentos, mas xampus que façam os cabelos crescerem ou nascerem, infelizmente ainda não foram criados.

Os indicados para cabelos oleosos possuem mais componentes de limpeza, enquanto os formulados para cabelos secos, apresentam mais elementos condicionadores. Existem os que contêm agentes anti-caspa, vitaminas e hidratantes. O ideal, é a pelo menos, a cada 15 dias, lavar os cabelos com um xampu anti-resíduo, para eliminar produtos que se acumulam nos fios, deixando-os com aspecto pesado. Também, é interessante alternar pelo menos dois tipos de xampus.

Existem ainda os condicionadores. Ricos em proteínas, eles têm com função devolver a gordura natural perdida durante a lavagem. Também devem deixar os cabelos fáceis de pentear e restaurar a uniformidade dos fios agredidos química ou mecanicamente. Dê preferência aos que são feitos com extratos de substâncias naturais, ou enriquecidos com proteínas. Por último, protegem os fios da fricção, diminuindo a eletrostática. Cremes condicionadores ou rinse não fazem os cabelos caírem, a função desses produtos é a de facilitar o penteado e de dar brilho aos cabelos. Aqueles que caem já estavam soltos e foram apenas liberados dos outros.

Muitas pessoas têm dúvida se as substâncias modeladoras, como gel, e fixador sem álcool, causam danos. Esses produtos não prejudicam e, quando são de qualidade, não provocam queda de cabelo.

Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.

Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é a camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa, secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex, fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo, onde são determinados o corpo e a força do cabelo. A cutícula pode ser lesionada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.

No próximo artigo vou abordar os principais danos ao cabelo e como combatê-los.

Os comentários estão desativados.

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br