Alergia e Eczema

O que é?

Alergia é uma manifestação do organismo provocando inflamação e coceira relacionado ao uso local ou sistêmico de qualquer substância. A alergia pode ser manifestar na pele e no sistema respiratório causando conjuntivite, sinusite, rinite e até asma. Quando a alergia se manifesta na pele pode apresentar diversas formas como: urticaria, eczema, eritema polimorfo entre outros.

A alergia de contato que significa ter avermelhamento, coceira, descamação no local do contato da substância. Dermatite de contato por irritante primário significa que a substância tem o potencial irritativo e pode danificar a barreira cutânea. Isso acontece com produtos químicos como: álcool, detergente, que mudam de pH e agridem a pele. Neste caso, não há sensibilização do organismo e a pessoa não se torna alérgica.

Na alergia de contato por sensibilização a pele entra em contato com alguma substância como por exemplo o perfume de um creme para envelhecimento que provoca reação no sistema imunológico. Nesse caso, são acionadas células especiais que identificam uma rejeição àquela substância e recrutam células inflamatórias que provocam eritema, inchaço, coceira e aumento da temperatura no local. Não nascemos com alergia, porém uma vez alérgico sempre alérgico. Isso acontece, porque as células do sistema imunológico denominadas de linfócitos T guardam para sempre na memória a alergia desenvolvida. Quando ficamos sensibilizados ou alérgicos a uma determinada substância, toda nossa pele tem essa informação e, portanto, podemos ter reações a distância da área do contato.

 

Como diagnosticar?

A alergia de contato ou eczema de contato pode ser diagnosticado pela aparência clínica, histórico e teste de contato.

O teste de contato
Trata-se de uma bateria de substancias padronizadas que colocamos na pele com um adesivo especial. Essas substancias permanecem na pela por cerca de 48 – 72 horas sendo feita então a leitura.
Negativo: sem reação.
Positivo: + quando houver algum eritema
Positivo: ++ quando houver avermelhamento mais forte e coceira
Positivo: +++ quando houver avermelhamento e vesículas com muita coceira.
O teste de somente pode ser feito depois da melhora das lesões e quando a pessoa não estiver mais medicada. O teste de contato principalmente quando segue a bateria padrão é bastante exato e fidedigno.

 

Como tratar a alergia e o eczema?

O tratamento passa por eliminar e retirar o uso do produto ou a substância que causa a alergia. Se for diagnosticada a alergia à borracha, a pele daquele individuo não pode mais entrar em contato com a borracha, pois está alérgico para sempre.
A lesão inflamada é tratada com cremes e pomadas de corticoides que são substâncias antinflamatorios e combatem o avermelhamento, a coceira e a inflamação. A pele afetada também precisa ser hidratada com cremes leves e calmantes. Muitas vezes devido a intensidade do quadro utilizam-se corticoides por via oral ou injetáveis. Também são usados antialérgicos não hormonais como os anti-histamínicos. O tratamento com o medicamento é feito por pouco tempo até a melhora do quadro. O local da alergia fica vermelho e depois escurecido e a pele vai vagarosamente voltando ao normal. Podem existir reações cruzadas e o indivíduo que tem alergia ao níquel pode ter eczema por ingerir alimentos que também tenham níquel.
Após o tratamento e melhora do quadro é importante conscientizar o indivíduo da sua alergia para evitar o contato com a substância provocativa.
O tratamento correto da alergia depende de paciência, interação com o médico, eliminação da causa e cuidados gerais com a pele.

Pesquisar

Entre em contato

Preencha o formulário abaixo e em breve entraremos em contato para oferecer mais informações:


Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por medconsulting.com.br