Vitiligo: conheça melhor essa doença autoimune

Publicado por link9 em

Vitiligo é uma doença autoimune que faz surgir manchas brancas em qualquer parte do corpo. Não coça, não arde, não dói e nem compromete órgãos internos, porém afeta a aparência, causa estresse e baixa autoestima.

Pode se manifestar de diversas maneiras:

  • Unilateral ou segmentar: Caracteriza-se pelo surgimento repentino de uma mancha, que cresce em determinado período e depois estaciona. Também tem como característica aparecer apenas de um lado do corpo;
  • Vulgar: Aparece em qualquer lugar do corpo. Tende a ser simétrico e evoluir em surtos. Surgem algumas manchas, depois o processo para; após um período, surge novamente e aumenta cada vez mais. Manifesta-se em várias partes do corpo.

Vitiligo não é uma doença genética, mas ter parentes próximos com a doença aumenta as chances de apresentá-la também. Segundo estudos, alterações emocionais, estresse excessivo e perdas importantes (como morte) podem facilitar o surgimento das manchas.

O tratamento inclui o uso de medicamentos como corticoides em esquemas de pulso terapia e vitaminas antioxidantes, fototerapia com luz UVB, além de controle do estresse e boa alimentação (evitando alimentos inflamatórios que contenham glúten, leite e derivados, e açúcar em excesso.

Suplementos como fenilalanina e polypodium leucotomos são interessantes no tratamento. A Clínica Denise Steiner participou de um estudo com a substância Minociclina que teve resultados positivos para controlar a evolução do mesmo.

O laser Xtrac é um tratamento bastante efetivo e seguro pois a luz é feita somente no local da mancha.

Novas drogas como tofacitinib também já começam a disponibilizar no arsenal terapêutico.

Vitiligo não tem cura definitiva, mas é possível controlar. O tratamento precoce garante melhores resultados. Quanto menores as manchas também melhores resultados.

Quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato com a Clínica Denise Steiner e agende uma consulta.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Clínica Denise Steiner. Dermatologia | 2017. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por &